Início » Internacional » Explosão deixa um morto e mais de 150 feridos na Etiópia
DURANTE COMÍCIO

Explosão deixa um morto e mais de 150 feridos na Etiópia

No Zimbábue, uma outra explosão ocorreu no comício do presidente Emmerson Mnangagwa

Explosão deixa um morto e mais de 150 feridos na Etiópia
O discurso do primeiro-ministro contava com a presença de dezenas de milhares de pessoas (Foto: Fitsum Arega/Twitter)

Pelo menos uma pessoa morreu e 154 ficaram feridas em uma explosão durante o comício do novo primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed. O discurso do chefe de Estado etíope ocorria neste sábado, 23, na Praça Meskel, em Adis Abeba, capital do país.

Entre os feridos, pelo menos dez pessoas estão em estado grave, segundo o ministro da Saúde da Etiópia, Amir Aman. O comício reunia dezenas de milhares de pessoas, e precisou ser encerrado depois da explosão.

De acordo com o chefe de gabinete do primeiro-ministro da Etiópia, Fitsum Arega, a explosão foi provocada por uma granada. Ademais, através das redes sociais, Arega informou que Abiy Ahmed está em segurança, e as autoridades etíopes vão “superar o ódio com amor”. “Os perpetradores serão levados à justiça”, prometeu.

Um vídeo compartilhado nas redes sociais pela mídia online Addis Standard mostra, no momento da explosão, a retirada do primeiro-ministro do palco. É possível ouvir a explosão a partir dos 15 segundos do vídeo, com pessoas retirando o chefe de Estado do palco em poucos segundos.

Ainda não se sabe quem foi o responsável pela explosão. A situação entre a Eritreia e a Etiópia foi considerada, por causa de um conflito de disputa na fronteira. No entanto, neste mês, o primeiro-ministro etíope afirmou que estava pronto para implementar o acordo de paz com a Eritreia, o que encerraria a guerra, que já dura dois anos.

Abiy Ahmed está no poder por volta de quatro meses, assumindo o governo quando seu antecessor, Hailemariam Desalegn, renunciou em fevereiro.

Explosão no Zimbábue

Poucas horas depois do incidente na Etiópia, uma explosão ocorreu no estádio White City, no Zimbábue, quando o presidente Emmerson Mnangagwa discursava. Ainda não foi quantificado o número de feridos e nem confirmado se houve mortes. O porta-voz do presidente, George Charamba, garantiu que o chefe de Estado não ficou ferido, e afirmou que as autoridades já estão trabalhando para identificar o motivo e os responsáveis pela explosão.

De acordo com o jornal Herald, do Zimbábue, o vice-presidente, Kembo Mohadi, sofreu alguns ferimentos na perna durante a explosão. O ministro da Água, Meio Ambiente e Clima, Oppah Muchinguri-Kashiri, também ficou ferido. Ainda não se sabe a extensão dos ferimentos, mas as autoridades foram encaminhadas para o hospital.

Fontes:
Al Jazeera-Ethiopia: Grenade attack caused blast at rally for PM Abiy Ahmed
The Herald-BREAKING NEWS: Attempt on ED’s life

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *