Início » Internacional » Explosão na usina de Chernobyl espalha radiação
Acidente Nuclear

Explosão na usina de Chernobyl espalha radiação

Em 26 de abril de 1986, uma explosão na usina de Chernobyl espalhou radiação e contaminou milhares de pessoas

Explosão na usina de Chernobyl espalha radiação
Prypiat, onde usina está instalada, virou uma cidade fantasma (Reprodução/Wikipedia)

A usina de Chernobyl, na Ucrânia, era responsável pela produção de cerca de 10% da energia utilizada no país. Com quatro reatores e mais dois em construção, Chernobyl era um símbolo do avanço da União Soviética, até que, no dia 26 de abril de 1986, durante um teste, uma explosão em um dos reatores espalhou radiação pelo território ucraniano e pelos países vizinhos.

A causa da tragédia nuclear mais aceita por especialistas é uma combinação de erros humanos com erros no projeto da usina. Após a explosão, cerca de 800 mil trabalhadores foram enviados ao local para conter a situação. Na primeira etapa, o objetivo era conter as chamas e resfriar o reator. Já na segunda, foi construída uma estrutura para isolar a usina, o sarcófago. Dessas pessoas, calcula-se que 25 mil morreram e 70 mil ficaram com sequelas graves.

Apesar da cidade de Prypiat, onde usina está instalada, ter sido atingida por níveis de radiação 400 vezes mais fortes do que a devastadora bomba atômica de Hiroshima, os moradores só foram orientados a deixar as casas 30 horas após o acidente. A área passou a fazer parte de uma zona de exclusão e virou uma cidade fantasma.

Os soviéticos tentaram esconder o acidente, mas os níveis de radiação foram detectados em outros países. A primeira notícia sobre a tragédia foi divulgada somente três dias depois do acidente, na Alemanha. Segundo dados oficiais, 2,4 milhões de ucranianos sofrem de problemas de saúde relacionados ao acidente.

Fontes:
Educação-Chernobyl, maior acidente nuclear da história
Mega Curioso-21 fatos surpreendentes sobre o acidente nuclear de Chernobyl

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *