Início » Vida » Ciência » Extinção de herbívoros de grande porte ameaça criar ‘buraco’ em ecossistemas
Estudo

Extinção de herbívoros de grande porte ameaça criar ‘buraco’ em ecossistemas

Estudo alerta que espécies de herbívoros de grande porte, como rinocerontes, elefantes e hipopótamos, estão entrando em colapso

Extinção de herbívoros de grande porte ameaça criar ‘buraco’ em ecossistemas
Algumas espécies de herbívoros grandes já têm 60% de seus representantes extintos (Reprodução/Wikipedia)

Herbívoros de grande porte como gorilas, rinocerontes, elefantes e hipopótamos estão sendo extintos a uma velocidade alarmante. As conclusões são do estudo “Colapso dos grandes herbívoros do mundo”, publicado este mês na revista científica Science Mag.

Segundo o estudo, algumas espécies de herbívoros grandes já têm 60% de seus representantes extintos. Esse preocupante cenário ameaça criar “buracos” em alguns ecossistemas, desequilibrando a harmonia dos mesmos. Os autores do estudo são claros: os humanos são os principais causadores desse fenômeno.

“O crescimento populacional, a caça insustentável, o avanço da pecuária e a perda de habitat natural têm consequências devastadoras para herbívoros lentos e de grande porte, espécies que são mais vulneráveis”, diz o texto do estudo.

De acordo com o estudo, o contrabando de marfim de rinocerontes e elefantes na África e na Ásia também tem um papel crucial na devastação dessas espécies. Somente entre 2003 e 2011, o número de elefantes na África Central caiu 62%. Cerca de 100 mil elefantes africanos foram vítimas da caça ilegal entre 2010 e 2012. Para completar, a espécie rinoceronte-negro ocidental foi declarada oficialmente extinta em 2011.

“Essa matança é alimentada pelo alto preço do chifre do rinoceronte, cujo valor do peso excede o do ouro, do diamante e da cocaína”, diz o estudo. O texto alerta que as consequências dessa caça desenfreada são devastadoras. “Cada vez mais partes do mundo sentem falta do papel que essas espécies desempenham, o que resulta em grandes custos ecológicos e sociais”.

Fontes:
The Washington Post-Horribly bleak study sees ‘empty landscape’ as large herbivores vanish at startling rate

1 Opinião

  1. carlos henrique joppert disse:

    Impressionante como a raça Humana vem acabando com o planeta,e é a unica raça que não para de expandir,sinto uma profunda tristeza por esse animais maravilhosos em extinção pela estupido comercio da ambição Humana
    DEUS PROTEJA OS INOCENTES ANIMAIS PORQUE OS humanos perderam a noção do bem e do mal.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *