Início » Internacional » Falha em sistema de telefonia permite que hackers tenham acesso a qualquer ligação de celular
Espionagem

Falha em sistema de telefonia permite que hackers tenham acesso a qualquer ligação de celular

Segundo pesquisadores alemães, hackers poderiam explorar falha do sistema operacional SS7 para rastrear qualquer ligação no mundo

Falha em sistema de telefonia permite que hackers tenham acesso a qualquer ligação de celular
Segundo os estudiosos, é provável que agências de inteligência se utilizem do defeito para espionar outros países (Foto: Reprodução/Internet)

Pesquisadores alemães descobriram uma falha de segurança que permite que hackers ouçam conversas privadas e interceptem mensagens de texto dos telefones celulares, ainda que o aparelho esteja usando o mais avançado sistema de encriptação existente.

A falha, que será discutida em uma conferência hacker ainda este mês, é mais uma das evidências da insegurança do SS7, sistema usado por grande parte do setor de telefonia móvel. Especialistas afirmam ser evidente que o sistema, desenvolvido nos anos 80, demonstra clara vulnerabilidade, botando em cheque a segurança de bilhões de celulares pelo mundo.

O defeito descoberto pelos pesquisadores se dá em funções criadas no SS7 para outros propósitos, como por exemplo, manter as ligações de uma torre para a outra. Os hackers podem se utilizar dessa função para explorar a lacuna de segurança.

Segundo os especialistas, as funções internas do sistema podem ser usadas para localizar qualquer ligação no mundo, ouví-las ou gravá-las para posteriormente decodificá-las. Ainda segundo os estudiosos, é possível enganar usuários e operadoras de celular.

Ainda que as operadoras gastem milhões em sistemas de segurança próprios, as falhas no sistema continuarão existindo, pois elas seguirão utilizando o sistema operacional SS7 para comunicar-se entre si. Isso significa que uma empresa no Congo ou no Cazaquistão, por exemplo, que muitas vezes, por falta de verba, tem uma segurança mais frágil,  pode ser usada por um hacker para acessar qualquer rede de celular de outros países.

“É como reforçar a segurança na porta da frente da sua casa, mas deixar a de trás aberta”, disse Tobias Engel, que faz parte da equipe de pesquisa.

 

Fontes:
Washington Post-German researchers discover a flaw that could let anyone listen to your cell calls

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *