Início » Internacional » Familiares das vítimas do 11/09 são autorizados a processar a Arábia Saudita
ESTADOS UNIDOS

Familiares das vítimas do 11/09 são autorizados a processar a Arábia Saudita

Congresso americano suspende veto de Barack Obama à medida e permite que familiares processem o país, de onde vieram 15 dos 19 autores do atentado

Familiares das vítimas do 11/09 são autorizados a processar a Arábia Saudita
A anulação do veto constitui um duro revés para Obama (Foto: Casa Branca/Pete Souza)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Em oito anos de mandato, o presidente dos EUA, Barack Obama, nunca tinha sido desautorizado pelo Congresso, mas a situação mudou de figura a um mês de sua saída da Casa Branca.

No início deste mês, um projeto de lei que permite que famílias das vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001 processem na Justiça americana outros países, como Arábia Saudita, foi aprovado. Porém, no dia 23, Obama vetou este projeto de lei, alegando que ele prejudicaria os esforços de trabalhar com aliados internacionais na luta contra o terrorismo.

Leia mais: Torres gêmeas do World Trade Center sofrem ataque terrorista

Segundo a legislação americana, se dois terços dos congressistas fossem a favor do projeto, seria possível suspender o veto presidencial. Com isso, a lei entraria em vigor. E foi o que aconteceu. Obama foi desautorizado pela Câmara dos Representantes e pelo Senado, atualmente dominados pela oposição republicana. No primeiro caso, 348 contra 76 votaram por anular o veto, no segundo 97 contra um votaram para que o “Justice Against Sponsors of Terrorism Act” virasse lei.

Quase 3 mil pessoas morreram nos atentados de 11 de setembro de 2001. Apesar de 15 dos 19 autores dos ataques serem sauditas, até hoje não foi provada a existência de uma cumplicidade oficial da Arábia Saudita nos ataques da Al Qaeda.

Fontes:
DN-Congresso desautoriza Obama: vítimas do 11 de setembro vão poder processar a Arábia Saudita
G1-Obama veta lei que permitiria processo a Arábia Saudita por 11/9

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Roberto1776 disse:

    Existem mais de mil prováveis vítimas que ainda não foram identificadas, pois seus corpos simplesmente evaporaram. Poderão os familiares destes desaparecidos também acionar a Arábia Muçulmana Saudita?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *