Início » Internacional » Festa do Chá de Boston
NESTA DATA

Festa do Chá de Boston

Em 16 de dezembro de 1773, os habitantes das 13 colônias inglesas na América do Norte iniciaram o movimento que culminou na independência dos EUA

Festa do Chá de Boston
Fantasiados de índios, um grupo de 50 a cem homens, foi até o porto, esvaziou os navios e atirou cerca de 45 toneladas de chá ao mar (Foto: Wikimedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Em 16 de dezembro de 1773, os habitantes das 13 colônias se rebelaram contra uma decisão da metrópole inglesa, atirando 45 toneladas de chá ao mar no porto de Boston.

Além dos imigrantes das colônias contarem com poucos direitos, o produto do trabalho deles servia para enriquecer a metrópole. Como a Inglaterra começou a cobrar impostos das colônias sobre produtos como açúcar, vinho, papel, tinta e chá, os colonos passaram a questionar se era legítimo a coroa agir daquela forma. Logo, vários colonos começaram a exigir a extinção dos impostos enquanto não pudessem ter representantes participando das decisões governamentais.

Eles passaram a evitar até mesmo o consumo do chá e do açúcar vindos da Inglaterra. Então, em 1770, o governo inglês decidiu extinguir todas as taxas especiais cobradas das colônias americanas com exceção dos impostos sobre o chá inglês. Só que este era justamente o principal produto de consumo de todas as camadas da população da sociedade norte-americana da época. Por isso, a insistência da metrópole em manter o imposto causou grande irritação entre os imigrantes nas colônias.

O sentimento piorou, em maio de 1773, quando o governo inglês deu à Companhia das Índias Orientais (East India Company) permissão para vender sua produção de chá sob condições especiais à colônia. Como os outros comerciantes das colônias temiam que a Companhia das Índias Orientais pudesse passar a monopolizar o mercado, eles se opuseram à entrada desse chá no país.

Os navios da companhia não conseguiram desembarcar o produto em duas cidades e foram obrigados a retornar ao destino de origem. Apenas em Boston, o governador conseguiu fazer com que o chá fosse desembarcado. Em 16 de dezembro de 1773, cinco mil pessoas se juntaram na cidade para protestar contra a decisão oficial.

Fantasiados de índios, um grupo de 50 a cem homens, foi até o porto, esvaziou os navios e atirou cerca de 45 toneladas de chá ao mar. O ato ficou conhecido em todo o país pelo nome de Boston Tea Party (Festa do Chá de Boston). Estes homens acabaram ficando conhecidos como os primeiros heróis do movimento pela independência dos Estados Unidos.

Em resposta, o governo inglês puniu severamente os habitantes de Boston, fechando o porto da cidade e delegando aos militares o direito de ocupar casas de civis. No entanto, o movimento pela independência não se deixou abalar e, três anos depois da Festa do Chá de Boston, as 13 colônias fundaram os Estados Unidos.

Fontes:
Britannica-Guerra de Independência dos Estados Unidos
Brasil Escola-A FESTA DO CHÁ DE BOSTON
Terra-1773: A "Festa do Chá" em Boston

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Roberto1776 disse:

    Precisamos urgentemente de um Tea Party brasileiro para nos salvar do patê.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *