Início » Vida » Comportamento » Ficar longe do celular pode causar ansiedade
Estudo

Ficar longe do celular pode causar ansiedade

'Afastar-se do telefone pode impactar de forma negativa o desempenho em tarefas mentais', segundo estudo

Ficar longe do celular pode causar ansiedade
Voluntários ficaram mais ansiosos longe de seus smartphones (Fonte: Reprodução/Thinkstock/Veja)

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade do Missouri, nos EUA, com usuários de iPhone revelou que o uso de smartphones tornou-se algo tão comum na vida das pessoas que ficar longe do telefone pode causar ansiedade.

Na pesquisa, 40 voluntários tiveram que resolver jogos de palavras no computador, mas pensavam se tratar de um teste para um medidor de pressão sem-fio. Enquanto realizavam o procedimento, eles tinham que relatar seus níveis de ansiedade. O batimento cardíaco e a pressão sanguínea dos voluntários também foram monitorados durante o processo.

Posteriormente, os pesquisadores disseram que os celulares de cada participante precisavam ficar à distância, argumentando que eles estavam causando interferência nos equipamentos.

Os pesquisadores perceberam que o desempenho dos voluntários no teste piorou quando eles foram afastados de seus smartphones. Além disso, eles ficaram mais ansiosos. Os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea dos participantes também aumentaram.

“Nosso estudo sugere que afastar-se do telefone pode impactar de forma negativa o desempenho em tarefas mentais e que os celulares são capazes de se tornar uma extensão de nós, a ponto de a separação causar um estado psicológico negativo”, afirmou Russell Clayton, um dos autores do estudo, que foi publicado no periódico Journal of Computer-Mediated Communication.

A recomendação dos pesquisadores é de que as pessoas evitem se afastar de seus smartphones durante situações cotidianas que requerem atenção, como testes, conferências ou reuniões.

Fontes:
Veja - Estudo comprova: ficar longe do celular causa ansiedade

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *