Início » Internacional » Fidel Castro é enterrado após nove dias de despedidas
CUBA

Fidel Castro é enterrado após nove dias de despedidas

Cerimônia contou apenas com a presença de familiares, membros do governo e funcionários

Fidel Castro é enterrado após nove dias de despedidas
Por desejo de Fidel, haverá uma lei em Cuba proibindo estátuas (Fonte: Reprodução/AFP)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Após nove dias de despedidas e homenagens, Fidel Castro foi enterrado neste domingo, 4, no cemitério de Santa Ifigenia, em Santiago de Cuba, berço da Revolução Cubana.

Leia também: O início do funeral de Fidel Castro em Cuba

A cerimônia contou apenas com a presença de familiares, membros do governo e funcionários, e também não foi transmitida pela TV estatal de Cuba. Fidel Castro foi enterrado perto do túmulo de José Marti, filósofo inspirador da revolução e considerado um herói nacional na ilha. As ruas de Santiago de Cuba foram interditadas neste domingo para a passagem das cinzas de Fidel.

Desde o anúncio da morte do líder da Revolução Cubana, inúmeras homenagens e cerimônias de despedida ocorreram em todo o país. As cinzas de Fidel foram levadas em caravana por várias províncias de Cuba.

Por desejo de Fidel, haverá uma lei em Cuba proibindo estátuas. O presidente Raúl Castro afirmou no último sábado, 3, que “o líder da revolução rechaçava qualquer manifestação de culto à personalidade e foi consequente com essa atitude até as últimas horas de vida”. Ainda segundo Raúl, Fidel exigiu que “seu nome e sua figura nunca fosse usados para denominar instituições, praças, parques, avenidas, ruas ou outros lugares públicos nem erigir em sua memória monumentos, bustos, estátuas ou outras formas de tributo”.

Ao longo dos últimos anos, Fidel Castro foi se afastando do cenário público progressivamente. Ele morava em um lugar não divulgado e fazia apenas aparições esporádicas. A última vez que foi visto em público foi no dia 13 de agosto, em uma festa que reuniu milhares de pessoas em comemoração do seu 90º aniversário.

Em julho de 2006, o líder da Revolução Cubana surpreendeu a todos ao ceder o poder ao seu irmão Raúl Castro, em caráter provisório, por motivo de saúde. Fidel deixou o poder definitivamente em fevereiro de 2008.

Fontes:
G1 - Fidel Castro é enterrado em Santiago de Cuba

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *