Início » Internacional » Fidel Castro
NESTA DATA

Fidel Castro

No dia 19 de fevereiro de 2008, Fidel Castro renuncia ao cargo de presidente de Cuba, cinco dias antes do fim de seu mandato

Fidel Castro
Fidel assumiu o poder em Cuba no início de 1959 e permaneceu até 2008, quando entregou a presidência ao irmão Raúl (Foto: Wikimedia)

Fidel Castro foi presidente de Cuba durante 49 anos, um dos mais longos regimes da história. Ele assumiu o cargo após a Revolução Cubana, que destituiu Fulgêncio Batista, em 1959.

Fidel nasceu em uma família de fazendeiros e teve sua educação formada em um colégio religioso de Havana. Aos 19 anos, ingressou na universidade para estudar direito. Três anos depois, viajou para uma conferência na Colômbia, de onde voltou às pressas, suspeito de estar envolvido no assassinato do líder liberal Eliecer Gaitán.

Após o golpe de Estado que levou Fulgêncio Batista ao poder, Castro passou a fazer campanha de oposição clandestina. Ao planejar um ataque contra o quartel La Moncada, em 1952, foi preso junto de seu irmão Raul. Passou três anos preso, até ser anistiado e enviado para o exílio no México. No ano seguinte, retornou a Cuba liderando 82 homens, entre eles Ernesto Che Guevara, para iniciar uma guerrilha revolucionária contra o governo cubano.

No dia 1° de janeiro de 1959, após os homens de Castro invadirem Havana, Batista fugiu de Cuba, deixando o poder nas mãos do líder da guerrilha. Fidel controlou o país do início de 1959 até o dia 31 de julho de 2006, quando teve que se afastar, temporariamente, por motivos de saúde.

No dia 18 de fevereiro de 2008, o então presidente cubano assinou sua carta de renúncia definitiva, às 19h30 de Brasília, dizendo: “Não me despeço de vocês. Desejo apenas combater como um soldado das ideias”.

Fontes:
G1-Fidel renuncia após 49 anos e abre caminho para irmão

1 Opinião

  1. Gilmário Nunes disse:

    Grande genocida.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *