Início » Cultura » Esportes » FIFA teria recebido propina para eleger Catar como sede da Copa de 2022
Corrupção na Fifa

FIFA teria recebido propina para eleger Catar como sede da Copa de 2022

Ex-representante do Catar na FIFA pagou US$ 5 milhões a membros da entidade em troca de votos na eleição do país como sede do mundial, diz jornal britânico

FIFA teria recebido propina para eleger Catar como sede da Copa de 2022
Bin Hammam foi banido do comitê executivo da FIFA em 2011, após denúncias de corrupção (Reprodução/FIFA)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Documentos divulgados no último domingo, 1, pelo jornal britânico Sunday Times acusam a FIFA de receber propina para escolher o Catar como sede da Copa do Mundo de 2022.

Leia mais: ‘New York Times’ levanta suspeita sobre manipulação de jogos da Copa

De acordo com um relatório de 11 páginas obtido pelo jornal, o ex-representante do Catar na FIFA, Mohamed Bin Hammam, teria pago US$ 5 milhões a membros da entidade em troca de apoio à candidatura do pais um ano antes da escolha, em dezembro de 2010.

Bin Hammam foi banido do comitê executivo da FIFA em 2011, quando se envolveu em um escândalo de corrupção durante sua campanha à presidência da entidade.

Segundo a denúncia, as propinas teriam sido pagas a membros da FIFA na África e na Oceania. Bin Hamman também teria subornado Reynald Temarii e Jack Warner, respectivamente ex-membros do Comitê Executivo da FIFA para a Oceania, e da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf).

O comitê esportivo do Catar para a Copa nega as denúncias e diz que “a escolha do Catar como sede foi baseada em um alto padrão de ética e integridade”.

A escolha do Catar vem sendo criticada por conta das condições climáticas inadequadas para o evento. Se for confirmada a denúncia de suborno, o país, a FIFA terá de realizar uma nova eleição para sede do mundial de 2022.

Atualmente, uma comissão interna da FIFA está investigando as denúncias de corrupção na entidade. No último fim de semana, o jornal New York Times teve acesso a documentos que mostram que algumas partidas realizadas na Copa de 2010, na África do Sul, tiveram os resultados manipulados.

Fontes:
The Washington Post-FIFA: Winner of the world cup of corruption?
DW-Escolha do Catar para sede da Copa de 2022 foi negociada, diz jornal inglês

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

5 Opiniões

  1. Joaquim Caldas disse:

    A comissão interna da FIFA e igual a comição da verdade de Dilma Roechecks. Fundação Internacional de Falsos Atletas – FIFA.
    Quem diria? As organizações poderosas do mundo moderno inseridas na corrupção.mundial. Quão pensar da ONU?
    O ideal é o povo ignorar a transmissão dos jogos da copa,já sabemos do resultado.Brasil Penta campeão aos custo de 35 e 20,destes bilhões nos bolsos do parlamento corrupto para reeleger Dilma, e 15 bilhões livre de impostos aos FIFADOS do planeta.Não grite gol,grite gooooouuuuulaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

  2. Roberto1776 disse:

    Imaginem quanto MIMI, o metalúrgico, deve ter “investido” para ter a copinha em Terra Cabralis!!!

  3. Vitafer disse:

    Que comentários chués…

  4. JESUS R. DE ARAUJO disse:

    Infelizmente, o brasileiro é “Bôbo”! Dos milhões e milhões de verbas públicas desviadas para engordar a conta bancária da FIFA lá na Suiça, dos desvios de empreiteiras nos estádios, e outras “maracutaias” que ainda não vieram á publico, grande parte do povo brasileiro se veste de verde e amarelo, deixam de se alimentar para comprar uma “entrada nos estádios”, bater palma e gritar… enquanto milhares e milhares de pessoas estão morrendo nas portas de hospitais, enquanto milhares e milhares de crianças não tem escolas decentes, com professores mal pagos e sem segurança! QUE DESIGUALDADE, E QUE SOCIEDADE MAL ADMINISTRADA!
    Nunca esquecendo que todo este dinheiro “jogado no lixo” saiu de nossos bolsos com as pesadas taxas de impostos! Portanto, é dinheiro nosso, que devereria estar sendo empregado na saúde, na educação e na segurança pública! Pergunto: O que a África do Sul ganhou com a última Copa? Uma dívida milionária com o FMI, uma população morrendo com AIDS e outras doenças locais, e estádios vasios, que atualmente de “mosquitos”, e outros insetos, sem hospitais e postos de saúde…Na verdade, este foi o legado que a FIFA deixou para os africanos.
    Portanto, diante de tantas mazelas, torcerei para o Brasil NÃO SER CAMPEÃO, APENAS UM SIMPLES E MERO PARTICIPANTE! Apenas isto!

  5. Joaquim Caldas disse:

    O turista que dormir no Brasil,no dia seguinte amanhece corrupto.O brasileiro já sonha com a corrupção.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *