Início » Internacional » Filho e mulher de Pinochet são presos no Chile
Internacional

Filho e mulher de Pinochet são presos no Chile

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Filho e mulher de Pinochet são presos no Chile
O filho mais novo e a mulher de Augusto Pinochet, 89, foram presos nesta quarta-feira em Santiago por ordem do juiz Sergio Muñoz, que investiga as contas secretas do ex-ditador chileno, segundo fontes judiciais.
Marco Antonio Pinochet Hiriart, filho mais novo do general, e Lucía Hiriart, 82, que está detida no Hospital Militar de Santiago pelo seu frágil estado de saúde, foram submetidos à investigação pela acusação de cumplicidade em um caso de fraude tributária atribuída ao ex-ditador, que teria mantido contas secretas nos Estados Unidos.


Segundo o processo judicial, os depósitos do general, que governou o Chile entre 1973 e 1990, chegam a US$ 17 milhões.


Pinochet Hiriart expressou preocupação com a saúde da mãe: “Vão matá-la. Essa mulher tem um problema cardíaco de anos, muitas doenças e mais de 80 anos”, disse. “Isso foi como uma bala na cabeça.”


Interrogatórios


No Palácio de La Moneda, sede da Presidência chilena, o secretário-geral de governo, Osvaldo Puccio, disse que “não há ninguém no Chile acima da lei”. Além dos familiares de Pinochet, vários ex-militares que faziam parte do círculo mais próximo ao ex-ditador foram interrogados pelo juiz Muñoz na segunda-feira (8) e ontem.


O general perdeu o foro privilegiado a que tinha direito, mas a nova condição ainda necessita ser ratificada pela Corte Suprema do país.


A existência das contas secretas nos Estados Unidos foi revelada no ano passado por um comissão do Senado chileno que investigava lavagem de dinheiro vinculada ao terrorismo. No final de julho o juiz enviou 14 cartas rogatórias a tribunais dos Estados Unidos e de outros países em busca de informação sobre as contas.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *