Início » Internacional » Fim da monarquia na França
Nesta Data

Fim da monarquia na França

Em setembro de 1792, a monarquia é abolida na França

Fim da monarquia na França
Luis XVI, o último rei da França (Foto: Wikimedia)

Em 1792, a Assembleia Legislativa da França vota em abolir a monarquia e estabelecer a Primeira República. A medida foi tomada um ano após o rei Luis XVI ter aprovado relutantemente uma nova Constituição que tirou dele muitos de seus poderes.

Na França do Antigo Regime, havia a Assembleia dos Estados Gerais, que era um órgão político de caráter consultivo e deliberativo, constituído por representantes do Primeiro Estado (o clero); do Segundo Estado (a nobreza); e do Terceiro Estado (o povo). Eles aconselhavam o rei em algumas de suas decisões. No entanto, o povo começou a lutar para que fosse criada uma Constituição na França, acabando com a monarquia absolutista e começando uma monarquia constitucional.  O Terceiro Estado, então, se autoproclamou Assembleia Nacional.

Os boatos que o rei tinha a intenção de suprimir a Assembleia levaram à tomada da Bastilha, símbolo do poder real repressivo, em 14 de julho de 1789. Em outubro, Luis XVI e sua família foram forçados pela multidão a retornar a Paris. Em junho de 1791, eles tentaram escapar, o que foi considerado uma prova das relações traiçoeiras do rei com potências estrangeiras.

A liderança revolucionária estava se tornando cada vez mais radicalizada. Em setembro de 1792, a nova Convenção Nacional aboliu a monarquia e declarou a França uma república. Em 21 de janeiro de 1793, Luis XVI foi considerado culpado por traição e foi executado na guilhotina. Sua esposa, Maria Antonieta, foi executada nove meses depois.

 

Fontes:
BBC-Louis XVI (1754-1793)
History-Monarchy abolished in France

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *