Início » Vida » Educação » Finlândia quer acabar com divisão do ensino por disciplinas
programa revolucionário

Finlândia quer acabar com divisão do ensino por disciplinas

Até 2020, todas as escolas finlandesas devem substituir as disciplinas por tópicos e assuntos multidisciplinares

Finlândia quer acabar com divisão do ensino por disciplinas
Escola primária em Vaasa, na Finlândia (Fonte: Reprodução/AFP)

A Finlândia, país que é uma referência mundial pela qualidade da educação, pretende acabar com a divisão do ensino por disciplinas.

Trata-se de um programa revolucionário no sistema educacional do país. O objetivo é que, até 2020, todas as escolas finlandesas substituam as disciplinas, como matemática, história e química, por tópicos e assuntos multidisciplinares.

Os professores vão passar a tratar um tema como União Europeia, por exemplo, abordando elementos geográficos, econômicos e históricos ao invés de ministrarem aulas isoladas de geografia e história.

Algumas escolas da capital Helsinque já adotaram a nova metodologia de ensino. De acordo com Marjo Kyllonen, a gerente educacional de Helsinque, o objetivo é remodelar o sistema educacional e preparar os estudantes para o futuro.

Em toda a Finlândia, as instituições de ensino já são obrigadas a oferecer pelo menos uma experiência de ensino multidisciplinar por ano.

O secretário de Desenvolvimento de Helsinque, Pasi Silander, ressalta que levantamentos mostram uma significativa melhora na qualidade de ensino na capital do país desde que a nova metodologia de ensino foi introduzida, há dois anos.

Fontes:
Veja - Escolas na Finlândia pretendem abolir a divisão do ensino por disciplinas

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *