Início » Economia » Líderes europeus anunciam acordo de cessar-fogo na Ucrânia
Negociações de paz

Líderes europeus anunciam acordo de cessar-fogo na Ucrânia

Horas após um acordo de cessar-fogo no leste ucraniano ser aprovado, FMI anuncia plano para estabilizar a economia do país

Líderes europeus anunciam acordo de cessar-fogo na Ucrânia
O presidente russo, Vladimir Putin, em Minsk, na Bielorússia, onde participou das negociações de paz (Reprodução/AP)

Líderes da Rússia, Ucrânia, França e Alemanha entrarem em acordo para um cessar-fogo no leste da Ucrânia, previsto para entrar em vigor no próximo domingo, 15.

O acordo foi fechado em Minsk, na Bielorússia, nesta quinta-feira, 12, e prevê a retirada de armas pesadas da região, a libertação de prisioneiros e a saída de todos os grupos estrangeiros armados do território do país.

Nesta quinta-feira, 12, o Fundo Monetário Internacional (FMI) também aprovou um pacote de ajuda financeira de US$ 17, 5 bilhões para a Ucrânia. O novo pacote visa estabilizar a economia do país, para evitar o calote a credores internacionais.

Crise financeira

Os custos gerados pelo conflito com separatistas pró-Rússia e pelo descolamento de milhares de pessoas afetaram severamente os cofres públicos da Ucrânia. Além disso, a economia do país também tem de lidar com a desvalorização da moeda nacional, a hryvnia.

O plano de resgate terá duração de quatro anos e foi anunciado pela diretora do FMI, Christine Lagarde. “O novo acordo trará apoio imediato à economia ucraniana e implementará profundas reformas políticas para recuperar o crescimento e aprimorar o padrão de vida da população ucraniana”, disse Christine.

 

Fontes:
The New York Times-I.M.F. Announces $17.5 Billion Package for Ukraine

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *