Início » Internacional » Forças curdas começam a receber treinamento ocidental
Tensão no Iraque

Forças curdas começam a receber treinamento ocidental

Franceses italianos e alemães começaram a treinar militares curdos para combater o Estado Islâmico no Iraque

Forças curdas começam a receber treinamento ocidental
Países europeus também se comprometeram a dar assistência aos mais de 1 milhão de deslocados no Iraque e na Síria (Reprodução/Reuters)

As forçar curdas Peshmergas começaram a receber nesta segunda-feira, 22, treinamento de aliados ocidentais para combater os jihadistas do grupo Estado Islâmico no Iraque.

Leia mais: Grupo sírio representa ameaça de ataques maior que Estado Islâmico, segundo ‘NYT’

O supervisor das forças militares curdas, Helgurd Hikmet, informou à agência Associated Press que franceses italianos e alemães estão ensinando os militares curdos a usar novos modelos de metralhadoras, foguetes, morteiros e robôs utilizados para desativar minas.

Desde agosto, os EUA lançaram um programa de treinamento às forças curdas que atuam contra o Estado Islâmico no norte do Iraque. Nas últimas semanas outros países europeus se comprometeram a fornecer ajuda bélica e treinamento para os curdos.

Os países europeus também se comprometeram a dar assistência aos mais de 1 milhão de deslocados no Iraque e na Síria. Somente nos últimos dias, mais de 130 mil curdos fugiram para a Turquia, após ataques do Estado Islâmico no nordeste da Síria.

Diante do aumento de fluxo, o governo turco fechou sete dos nove postos de fronteira entre os dois países. O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) fez um apelo por ajuda internacional à Turquia.

O vice-primeiro ministro turco, Numan Kurtulmus, disse que o governo está se preparando para um aumento ainda maior no fluxo de refugiados. “Adotamos as medidas necessárias para o caso do fluxo de deslocados continuar. Estamos preparados para o pior cenário, que é um fluxo de centenas de milhares de refugiados”, disse Kurtulmus.

Fontes:
O Globo-Forças curdas começam a receber treinamento ocidental para combater EI
O Globo-Mais de 130 mil curdos sírios em fuga atravessam fronteira com Turquia

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *