Início » Internacional » Forças egípcias matam 40 supostos terroristas
INTERNACIONAL

Forças egípcias matam 40 supostos terroristas

A ofensiva das forças de segurança egípcias ocorre depois que a explosão de uma bomba deixou quatro turistas vietnamitas mortos

Forças egípcias matam 40 supostos terroristas
O governo não esclareceu se os militantes estavam conectados ao ataque contra o ônibus (Foto: Max Pixel)

Um dia após um ataque a ônibus de turismo que matou quatro pessoas, forças de segurança do Egito mataram 40 supostos militantes. A ofensiva ocorreu neste sábado, 29, em três ataques no norte de Sinai e Gizé.

O Ministério do Interior do Egito não esclareceu se os militantes mortos estavam conectados ao ataque contra o ônibus de turismo. No entanto, segundo a Pasta, 30 pessoas foram mortas em um esconderijo em Gizé, onde “elementos terroristas” planejavam ataques contra instituições estatais e turísticas. No local foram encontradas armas e munições, além de materiais para fabricação de bombas.

“A informação foi recebida pela segurança nacional de que um grupo de terroristas estava planejando realizar uma série de ataques agressivos contra instituições do Estado, particularmente econômicas, bem como turismo, forças armadas, polícia e locais de culto cristãos”, revelou o comunicado, conforme noticiou o Guardian.

Outros dez supostos militantes foram mortos em Arish, no norte do Sinai, onde o Egito enfrenta grupos insurgentes liderados pelo Estado Islâmico (Isis). Segundo a agência de notícias estatal Mena, os suspeitos foram mortos durante um tiroteio.

O ataque

Na última sexta-feira, 28, quatro pessoas morreram – sendo três turistas e o motorista do ônibus – e dez ficaram feridas depois que uma bomba explodiu perto de um ônibus que levava turistas vietnamitas. O veículo passava próximo as pirâmides de Gizé quando a explosão ocorreu.

Nenhum grupo militante reivindicou a responsabilidade do ataque. O Ministério do Interior não deu detalhes sobre a identidade dos suspeitos. Este foi o primeiro ataque a turistas no Egito em mais de um ano.

A rápida resposta do Egito contra o ataque pode ser explicado pela importância que o turismo tem para a economia do país. O mercado corresponde a cerca de 11% do Produto Interno Bruto (PIB). Apenas em 2017, movimentou 16 bilhões de libras (cerca de US$ 20 bilhões).

Fontes:
The New York Times-Egypt Security Forces Kill 40 Suspected Militants After Tourist Bus Bombed
The Guardian-Egyptian forces kill 40 suspected militants after tourist bus bomb

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *