Início » Internacional » Forte terremoto deixa ao menos 120 mortos na Itália
REGIÃO CENTRAL

Forte terremoto deixa ao menos 120 mortos na Itália

Um terremoto de 6,2 graus na escala Richter atingiu o centro da Itália na madrugada desta quarta

Forte terremoto deixa ao menos 120 mortos na Itália
Destruição na cidade de Amatrice (Fonte: Reprodução/Reuters)

Um terremoto de 6,2 graus na escala Richter atingiu o centro da Itália na madrugada desta quarta-feira, 24, provocando muita destruição e deixando pelo menos 120 mortos e mais de 100 feridos, segundo a imprensa local. O prefeito da cidade de Accumoli, Stefano Petrucci, informou que cerca de 2,5 mil pessoas ficaram desabrigadas, sendo 2 mil delas turistas.

Muitas pessoas continuam debaixo de escombros nas cidades atingidas. A rede de TV Rainews 24 informou que o epicentro do terremoto foi situado entre as cidades de Perugia e Riati, a cerca de 150 km a nordeste de Roma.

De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, a profundidade do terremoto foi de apenas 10 km, representando um alto potencial de causar grandes danos e vítimas. Já foram registradas dezenas de réplicas, incluindo uma de 5,5 graus na escala Richter. A expectativa é de que os tremores continuem durante pelo menos mais alguns dias.

Edifícios desabaram e há várias pessoas feridas nas províncias de Ascoli Piceno, Fermo e Macerata, na região de Marcas, e em Nórcia, na região de Úmbria. Em entrevista à rádio estatal, o prefeito de Amatrice, Sergio Perozzi, disse que o terremoto destruiu metade da cidade, e que “há gente sob escombros”. Vários prédios e pontes desabaram na cidade, o que está dificultando a chegada das equipes de resgate.

O Papa Francisco exprimiu sua “grande dor” pelo tremor que “devastou zonas inteiras e deixou mortos e feridos” na região central da Itália.

Em entrevista à rede CNN, o geofísico Rafael Abreu, do Serviço Geológico dos EUA, ressaltou que, “no geral, a população dessa região mora em estruturas onde há uma mistura de construções vulneráveis e resistentes a terremotos. Baseado na estimativa que temos, nós podemos ver perdas significativas”.

O terremoto também foi sentido em Roma. Um porta-voz do Corpo de Bombeiros informou que há relatos de feridos na capital italiana.

Fontes:
Uol - Terremoto de magnitude 6,2 atinge centro da Itália e causa danos e mortos
Estado de S. Paulo-Terremoto de 6,2 graus de magnitude mata ao menos 38 pessoas na Itália
O Globo-Forte terremoto deixa mais de 70 mortos na Itália
The NEw York Times-Powerful Earthquake in Italy Kills at Least 120 and Shatters Towns

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *