Início » Economia » Foto histórica revela a hipocrisia alemã na questão da Grécia
Dívida grega

Foto histórica revela a hipocrisia alemã na questão da Grécia

Foto de acordo que perdoou metade da dívida alemã no pós-Segunda Guerra, mostra que o principal credor grego esqueceu a própria história

Foto histórica revela a hipocrisia alemã na questão da Grécia
Hermann Josef Abs, assina documento que perdoa metade da dívida externa alemã (Foto: Wikipedia)

Em meio às negociações entre o governo grego e líderes da zona do euro para um novo plano resgate para a Grécia, uma foto antiga começou a circular pela internet.

A foto mostra um momento marcante da Conferência de Londres de 1953: Hermann Josef Abs, representante da delegação alemã no evento, assina um documento que prevê o perdão de metade da dívida externa contraída pela Alemanha no período pós-Segunda Guerra Mundial.

A foto serve de munição àqueles que criticam a insistência alemã em impor mais medidas de austeridades à combalida economia da Grécia, antes de considerar um alivio de parte da dívida do país. Eles acusam a Alemanha, principal credor europeu da Grécia, de hipocrisia, pois há décadas o país se beneficiou de num perdão de dívida, sob condições bem mais brandas do que agora está disposta a oferecer.

Mas, além de servir de argumento, a foto prova que, em outras épocas, esse tipo de impasse financeiro já foi resolvido de forma bem mais eficaz. O século XX tem uma rica história de negociações e soluções de dívidas financeiras entre países.

Hoje, se por um lado, economistas compreendem melhor os caminhos para um acordo bem sucedido, por outro, os políticos levam muito tempo para escutar seus conselhos e insistem em manter políticas falhas. “Já vi esse filme muitas vezes antes. É muito fácil se ater às idiossincrasias de cada situação individual e perder o padrão recorrente”, diz Carmen M. Reinhard, professora da Faculdade Kennedy de Governo em Harvard, ao jornal New York Times.

Como lição, a história e a foto de Abs ensinam que grandes dívidas, como as da Alemanha no pós-Segunda Guerra e a grega de agora, somente são solucionadas após muita negociação e perdão de parte da dívida pelos credores.

Fontes:
The New York Times-Germans Forget Postwar History Lesson on Debt Relief in Greece Crisis

3 Opiniões

  1. Revoltado disse:

    acho uma graça nesses gregos… parecem o pt… tudo é culpa dos outros… igualzinho a brasileiro… coitadinho, não tem culpa de nada, é tudo por causa do mundo injusto e cruel…

    fora grécia, fora da zona Euro, quem não sabe brincar não desce pro play… IDIOTAS, não precisamos de imbecis como voces!!!

  2. André Luiz D. Queiroz disse:

    Concordo com o comentário de Manfred Richter. A conjuntura política do pós-guerra era muitíssimo diferente do que existe hoje. E, afinal de contas, o perdão parcial da dívida alemã no pós-guerra interessava aos credores; certamente não foi por pura ‘benevolência’, e nem a Alemanha obteve com isso liberdade para aplicar as políticas de finanças públicas que bem entendesse…

  3. Manfred Richter disse:

    Perdoaram metade da dívida de um país que estava completamente destruído e dominado após a Guerra.
    O que foi que destruiu a Grécia nos últimos, por exemplo, 30 anos?
    Fica a pergunta.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *