Início » Vida » Ciência » Fotos da Nasa revelam presença de gelo em Mercúrio
o planeta mais quente

Fotos da Nasa revelam presença de gelo em Mercúrio

Desde os anos 1990, os cientistas desconfiavam da existência de gelo no planeta do sistema solar mais próximo do sol. Agora, a suspeita foi confirmada

Fotos da Nasa revelam presença de gelo em Mercúrio
Para a surpresa dos cientistas, o gelo foi formado recentemente (Reprodução/Nasa)

Fotos divulgadas pela Nasa revelaram pela primeira vez a existência de gelo sólido em Mercúrio, o planeta do sistema solar mais próximo do sol. O gelo foi detectado no polo norte do planeta.

A presença de gelo em um ambiente onde a temperatura chega a quase 400º diariamente parece contraditória, mas as profundas crateras de gelo causadas por impactos fornecem as condições suficientes para a formação de gelo no planeta.

Desde os anos 1990, os cientistas desconfiavam dessa hipótese. Na época, telescópios que emitiam luz através de ondas de rádio revelaram reflexos que indicavam a presença de gelo. Agora, as fotos tiradas com uma tecnologia mais sofisticada confirmaram a suspeita.

Para a surpresa dos cientistas, o gelo foi formado recentemente, pois suas formas pontiagudas ainda não foram achatadas pelo tempo. “O formato pontiagudo do gelo encontrado indica que ele chegou recentemente à superfície do planeta através de um processo interno ou externo”, diz o estudo, que foi publicado no jornal Geology.

Se a hipótese de processo externo for confirmada, pode ter implicações na própria lua planeta Terra, pois os cientistas também suspeitam da existência de água na parte oculta do satélite.

Fontes:
The Independent-Water on Mercury photographed by Nasa for the first time in 'permanently shadowed' craters

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *