Início » Internacional » França e EUA se unem contra uso de armas químicas na Síria
GUERRA NA SÍRIA

França e EUA se unem contra uso de armas químicas na Síria

Após conversa telefônica, presidentes dos dois países prometeram resposta ao uso de armas químicas contra civis

França e EUA se unem contra uso de armas químicas na Síria
O presidente francês Emmanuel Macron e o americano, Donald Trump, conversaram sobre a situação na Síria por telefone (Foto: Wikimedia)

O governo francês informou nesta sexta-feira, 2, que a França e os Estados Unidos não vão permitir o uso de armas químicas contra os civis na Síria.

Segundo um comunicado, o presidente francês, Emmanuel Macron, e o americano, Donald Trump, conversaram sobre a situação na Síria por telefone. Além de prometer uma resposta caso necessária, eles falaram que a Rússia precisa “exercer sem ambiguidade a máxima pressão” para que Damasco respeite o cessar-fogo estabelecido, no último sábado, 24, pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Um dia após a resolução 2401 ter sido aceita por unanimidade, a região de Ghouta Oriental voltou a sofrer bombardeios pelas forças governamentais sírias e aliadas.

A resolução exige a suspensão de hostilidades em toda Síria durante 30 dias. No entanto, um dos termos do pacto prevê excluir da trégua grupos terroristas como o Estado Islâmico, Al-Qaeda e a Frente al-Nusra.

“França e Estados Unidos não tolerarão a impunidade”, ressalta a nota do governo francês. Os Estados Unidos e outros países acusam o governo sírio de usar armas químicas contra civis, incluindo um recente ataque em Ghouta Oriental que parece ter sido feito com gás clorino.

 

Leia também: ONU liga Coreia do Norte às armas químicas na Síria

Fontes:
Agência Brasil-França e EUA prometem resposta a uso de armas químicas na Síria
Reuters-France says won't accept Syria circumventing chemical weapons' ban

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *