Início » Internacional » França prende suspeitos de planejar ataque contra Macron
FRANÇA

França prende suspeitos de planejar ataque contra Macron

Cinco homens e uma mulher ligados à extrema-direita são suspeitos de planejar uma ação violenta contra o presidente francês

França prende suspeitos de planejar ataque contra Macron
No domingo, Macron apontou o alarmante avanço da extrema-direita no mundo (Foto: Emmanuel Macron/Twitter)

Seis pessoas ligadas à extrema-direita francesa foram presas nesta terça-feira, 6. Os detidos são suspeitos de planejar um atentado terrorista contra o presidente da França, Emmanuel Macron.

Segundo a rede CNN, os suspeitos seriam cinco homens e uma mulher, com idades entre 22 e 62 anos. Todos foram presos nas regiões de Moselle e Isère, no leste da França, e em Ille-et-Vilaine, no noroeste do país, conforme informou a Agência de Inteligência da França (DGSI).

“A investigação [que resultou nas prisões] apura uma conspiração, em estágio ainda vago e indefinido, para uma ação violenta contra o presidente da República”, informou uma fonte anônima à CNN.

A ligação com o viés de extrema-direita foi confirmada por um comunicado divulgado pelo Ministério do Interior da França. No último domingo, 4, em entrevista ao Le Courrier Picard, Macron apontou a crescente ameaça do movimento de extrema-direita e comparou o período com a complacência do início do século XX em relação à ascensão do nazista Adolf Hitler e do fascista Benito Mussolini.

Em 2017, um homem de extrema-direita de 23 anos foi preso por conspirar para assassinar Macron na Parada Militar da Bastilha, no dia 14 de julho. Ele admitiu o desejo de matar o presidente francês, assim como “muçulmanos, judeus, negros e homossexuais”.

 

Leia também: Extrema-direita perde eleição, mas consolida ascensão na França

Fontes:
The Guardian-Six far-right suspects held over possible attack on Macron
CNN-Six arrested in France over suspected far-right plot to attack Emmanuel Macron

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *