Início » Internacional » Francês é suspeito de gerenciar o Estado Islâmico no Ocidente
LÍDER TERRORISTA

Francês é suspeito de gerenciar o Estado Islâmico no Ocidente

Conhecido como Abu Suleyman, ex-gerente de academias na França supostamente gerencia os negócio do Isis na Europa

Francês é suspeito de gerenciar o Estado Islâmico no Ocidente
Por causa do grande sucesso dos ataques em Paris, Abu Sueyman foi promovido pelo líder do grupo terrorista (Foto: Wikipedia)

Um cidadão francês que supostamente concebeu o plano dos ataques terroristas de novembro, em Paris, foi promovido para uma posição de liderança na filial estrangeira do Estado Islâmico (Isis), de acordo com um desertor do grupo terrorista, que atuava na divisão de estratégias.

Acredita-se que Abu Suleyman al-Firansi, nome de guerra do francês que trabalhava como gerente de academias antes de se radicalizar, é o primeiro europeu ocidental  a obter um cargo tão alto no Isis – uma indicação da ênfase que o grupo está dando aos ataques no Ocidente e sua confiança em pessoas de origem europeia para liderá-los.

Tanto o papel quanto a identidade de Abu Suleyman al-Firansi são uma questão de debate para a inteligência ocidental e círculos antiterrorismo. Mas autoridades francesas e americanas confirmaram sua importância para o grupo.

De acordo com Abu Khaled, Abu Suleyman começou como um agente de nível inferior no serviço de segurança do Isis antes de se tornar uma figura central por trás dos ataques em Paris. Ele apresentou um plano para atingir a capital francesa para o líder do Isis, Abu Bakr al-Baghdadi, provavelmente através de um porta-voz, e recebeu autorização para o massacre.

Por causa do grande “sucesso”, Baghdadi recompensou Abu Sueyman com uma promoção.

“Ele é inteligente, disciplinado e respeitado”, disse Abu Kahled, citando o que informantes na Síria, incluindo um ainda participante do Isis, disseram sobre o novo chefe de inteligência. “Uma grande melhora em relação a seu antecessor, Abu Abdelrahman. Mais sofisticado.” O chefe de operações anterior nasceu na Tunísia, enquanto Abu Suleyman “nasceu, cresceu e foi educado na França. Ele conhece a cultura ocidental muito bem, seus pontos fortes e fracos.”

Fontes:
The Daily Beast-Is This Frenchman Running ISIS Terror Networks in the West?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *