Início » Internacional » Franklin D. Roosevelt toma posse como presidente dos EUA
New Deal

Franklin D. Roosevelt toma posse como presidente dos EUA

Em 04 de março de 1933, durante uma recessão sem precedentes, o democrata Franklin D. Roosevelt tomou posse como presidente dos Estados Unidos

Franklin D. Roosevelt toma posse como presidente dos EUA
Franklin D. Roosevelt cumpriu quatro mandatos mas morreu durante o último, em 1945 (Reprodução/Internet)

Franklin D. Roosevelt tomou posse como presidente dos Estados Unidos no dia 04 de março de 1933 após derrotar o candidato republicano à reeleição, Herbert Hoover. O país enfrentava uma recessão sem precedentes e era preciso frear o processo de empobrecimento geral da população que já contava com 13 milhões de desempregados.

O presidente democrata nasceu em Nova York e estudou na Universidade de Havard e na Universidade de Columbia, onde fez direito. Primo do presidente Theodore Roosevelt, Franklin D. Roosevelt também se interessou pela carreira política.

A estagnação econômica durante a Grande Depressão foi decisiva para a sua eleição. Assim que tomou posse, o democrata colocou em prática um amplo plano de recuperação da economia chamado New Deal. O programa, que previa a intervenção do governo na economia, incentivos à agricultura e aos negócios e a criação de novos empregos, foi aprovado por uma maioria esmagadora no Congresso.

Em 1935, enfrentando críticas dos bancos e dos empresários, Roosevelt respondeu com um novo programa de reforma que previa a segurança social, maiores tributos sobre as fortunas e seguros desemprego, invalidez e velhice. Apesar das medidas, em 1939 a taxa de desemprego nos EUA ainda atingia 10 milhões de pessoas.

O democrata também foi responsável por tentar manter, a princípio, os Estados Unidos fora da guerra na Europa e, ao mesmo tempo, dar apoio às nações ameaçadas ou atacadas. A partir de 1940, quando França e Inglaterra foram cercadas, o presidente começou a enviar todo o tipo de ajuda para a Grã-Bretanha. Franklin D. Roosevelt cumpriu quatro mandatos mas morreu durante o último, em 1945, quando a Segunda Guerra Mundial se encaminhava para um fim.

Fontes:
White House-Franklin D. Roosevelt
Deutsche Welle-1933: Roosevelt eleito presidente dos EUA

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *