Início » Internacional » Frascos de varíola são encontrados nos EUA
Saúde

Frascos de varíola são encontrados nos EUA

Potes ‘esquecidos’ com os vírus foram localizados em um centro de pesquisa perto de Washington

Frascos de varíola são encontrados nos EUA
A varíola foi oficialmente declarada erradicada na década de 1980 (Reprodução/internet)

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), os vírus – que já estariam mortos – foram encontrados em seis frascos congelados e lacrados em uma área não utilizada de um depósito em um campus do Instituto Nacional de Saúde (NIH, na sigla em inglês), em Bethesd. Essa é a primeira vez em que são localizados recipientes não registrados contendo vírus nos Estados Unidos.

“Os frascos parecem datar da década de 1950. Após a descoberta, eles foram imediatamente guardados e colocados em segurança”, diz um comunicado do órgão.

As agências governamentais foram notificadas do fato no dia 1º de julho, depois que funcionários do NIH descobriram os potes rotulados com “varíola”. Os recipientes foram transportados para uma área segura em Atlanta (Geórgia), na última segunda-feira, 7.

“Não há nenhuma evidência de que qualquer um dos frascos tenha sido quebrado, e a equipe de biossegurança não identificou risco de exposição infecciosa aos trabalhadores de laboratório ou para o público em geral”, acrescentou o documento.

Testes serão realizados para determinar o estado do material, uma vez que os microrganismos podem ter sobrevivido a temperaturas de congelamento. Os objetos serão destruídos em seguida, conforme o CDC.

O CDC também notificou a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a descoberta. A OMS atualmente supervisiona dois locais que armazenam a varíola: um em Atlanta e outro em Novosibirsk, na Rússia.

A varíola foi oficialmente declarada erradicada na década de 1980, 10 anos depois (em 1990) vários recipientes foram localizados no fundo de um freezer na Europa Ocidental.

 

Fontes:
BBC-Frascos de varíola 'esquecidos' são encontrados em caixa de papelão nos EUA

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *