Início » Internacional » Furacão Irma ameaça Caribe e Flórida
CATEGORIA 5

Furacão Irma ameaça Caribe e Flórida

Com ventos de 280 km/h, furacão Irma atinge maior categoria da escala Saffir-Simpson

Furacão Irma ameaça Caribe e Flórida
Centro Nacional de Furacões dos EUA alertou para o risco de ventos ameaçadores à vida (Fonte: Reprodução/HO/NOAA/RAMMB/AFP)

Após aumentar sua intensidade para categoria 5 na escala de cinco medidas Saffir-Simpson, a maior de todas, o furacão Irma avança em direção às Antilhas, no Caribe.

O Centro Nacional de Furacões dos EUA alertou para o risco de ventos ameaçadores à vida, surtos de tempestade e chuva torrencial até a noite desta terça-feira, 5, em partes das Ilhas de Sotavento, as Ilhas Virgens Britânicas, as Ilhas Virgens Americanas e Porto Rico.

Os ventos de um furacão de categoria 5 podem chegar a 280 km/h com resultados “catastróficos”. Segundo a trajetória projetada pelo NHC, o olho de Irma pode passar na sexta-feira pela República Dominicana, Haiti e Cuba, além de seguir sobra Bahamas e o sul da Flórida no final de semana. “Há uma chance crescente de presenciar alguns impactos do Irma na península da Flórida e Flórida Keys (conjunto de ilhas) posteriormente nesta semana e fim de semana. Além disto, forte ressaca e condições marítimas perigosas irão começar a afetar a costa sudeste americana até esta semana”, informou o centro americano de furacões.

Moradores de outros dois estados americanos, Texas e Louisiana, ainda se recuperam de outro forte furacão, que se transformou em tempestade tropical, o Harvey. Milhares de casas e negócios ficaram destruídos no Texas por causa das fortes chuvas e inundações.

Fontes:
G1 - Ilhas caribenhas e Flórida se preparam para violento furacão Irma
Estadão-Irma se transforma em furacão de categoria 5 e segue rumo às Antilhas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *