Início » Internacional » Furacão Irma devasta Caribe e segue para os EUA
RASTRO DE DESTRUIÇÃO

Furacão Irma devasta Caribe e segue para os EUA

Após deixar 11 mortos e um rastro de destruição no Caribe, furacão Irma deve chegar à Florida neste fim de semana

Furacão Irma devasta Caribe e segue para os EUA
Em Porto Rico, um milhão de pessoas estão sem energia elétrica (Foto: Twitter)

A passagem do furacão Irma pelo Caribe já deixou pelo menos 11 mortos, sendo oito na Ilha de San Martin, um em São Bartolomeu, um em Barbuda e outro em Porto Rico.

De acordo com autoridades locais, o número de mortos deve subir após a comunicação com ilhas afetadas ser restabelecida. Em San Martin, além dos mortos, há registros de 21 feridos. Em Porto Rico, território americano, um milhão de pessoas estão sem energia elétrica.

Barbuda, uma das primeiras ilhas a serem afetadas pelo furacão, teve cerca de 90% das suas construções destruídas ou danificadas, segundo autoridades locais. Na quarta-feira, 6, o primeiro-ministro da ilha, Gaston Browne, disse a uma emissora local que o Irma danificou severamente grande parte das residências locais. “Barbuda está literalmente em escombros”, disse Browne.

Em San Martin, cuja administração é compartilhada entre Holanda e França, houve graves danos à infraestrutura. O Aeroporto Internacional Princesa Juliana, o terceiro maior do Caribe, foi devastado. O presidente francês, Emmanuel Macron, disse esperar um balanço duro e cruel na ilha franco-holandesa e na ilha São Bartolomeu, território francês. “Teremos que lamentar vítimas. É cedo demais para dar um balanço preciso. Os danos materiais nas duas ilhas são consideráveis”, disse Macron, que também anunciou que um “plano de reconstrução será implantado o mais cedo possível”.

De categoria 5, a máxima na escala de intensidade Saffir-Simpson, o Irma deve chegar aos Estados Unidos neste fim de semana, com ventos de 300 km/h. A estimativa é que ele chegue à Flórida no sábado ou no domingo, se tornando o segundo furacão a atingir os EUA em duas semanas. No final de agosto, o furacão Harvey atingiu o Texas, deixando um rastro de 60 mortos e danos estimados em US$ 180 bilhões.

Fontes:
UOL-Chega a 11 o número de mortos em passagem do furacão Irma

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *