Início » Internacional » Furacão Irma perde força e é rebaixado para categoria 1
ESTADOS UNIDOS

Furacão Irma perde força e é rebaixado para categoria 1

Apesar de ter perdido força, furacão ainda deve provocar enchentes e muita destruição

Furacão Irma perde força e é rebaixado para categoria 1
Irma provoca enchentes na Flórida (Fonte: Reprodução/South Florida Sun-Sentinel via AP)

O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês) informou nesta segunda-feira, 11, que o Irma continua se aproximando da cidade de Tampa, na Flórida, porém perdeu força e foi rebaixado para a categoria 1 na escala Saffir-Simpson (que varia de 1 a 5).

A previsão é de que o furacão continue avançando pelo oeste da península da Flórida nesta segunda e posteriormente desvie para o sudeste dos EUA. “Prevê-se um enfraquecimento adicional e se espera que o Irma se transforme em tempestade tropical no extremo norte da Flórida ou no sul da Geórgia hoje mais tarde”, ressaltou o NHC.

O furacão Irma chegou a atingir a categoria 5, mas foi reduzido neste domingo, 10, à categoria 3 e depois à categoria 2. O Irma deve se tornar uma tempestade tropical na tarde desta terça-feira, 12, com ventos máximos de 62 km/h.

O Aeroporto Internacional de Miami permanecerá fechado nesta segunda por causa dos danos causados pelo Irma. Mais de 600 pessoas estão abrigadas no complexo, pois não encontraram quartos em hotéis. A previsão é de que o aeroporto volte a operar gradativamente a partir desta terça.

Apesar de ter perdido força, o furacão ainda deve provocar enchentes e muita destruição. Autoridades pediram que 6,3 milhões de pessoas, representando cerca de um terço da população da Flórida, deixassem suas casas. Houve engarrafamentos em estradas e abrigos ficaram superlotados. Cerca de 4 milhões de pessoas estão sem energia elétrica.

Até agora, quatro pessoas morreram nos EUA em função da passagem do Irma. Houve também dezenas de mortes nas ilhas do Caribe.

Fontes:
G1 - Furacão Irma perde força e volta à categoria 1 antes de chegar a Tampa, na Flórida

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *