Início » Economia » G-20 cria W-20 para promover igualdade de gênero
Liderança feminina

G-20 cria W-20 para promover igualdade de gênero

A primeira reunião do novo grupo vai acontecer em outubro, em Istambul

G-20 cria W-20 para promover igualdade de gênero
Christine Lagarde, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), discursou na cerimônia de lançamento do W20 (Fonte: Reprodução/Wikimedia/World Economic Forum)

No último domingo, 06, o G-20 lançou o Women 20 (W-20) para que as mulheres tenham mais voz no grupo das nações mais ricas do mundo. O grupo, que foi lançado em Ancara, capital turca, reúne lideranças femininas dos 20 países do bloco. O objetivo é promover a igualdade de gênero, considerada fundamental para estimular o crescimento global.

O W-20 é criado um ano depois que os líderes do G-20 se comprometeram em aumentar em 25% a participação da mulher na força de trabalho até 2025. No encontro do ano passado, a estimativa era que a iniciativa representaria a adição de 100 milhões de empregos na economia global.

Christine Lagarde, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), discursou na cerimônia de lançamento do W-20. A primeira mulher a chefiar o organismo internacional defendeu que apoiar a igualdade de gênero não é uma questão apenas moral, mas também econômica. De acordo com um estudo do FMI, se homens e mulheres entrassem no mercado no mesmo ritmo, o PIB dos EUA cresceria 5%, o do Japão, 9% e o da Índia, 27%.

O primeiro encontro do W-20 vai ocorrer no dia 7 de outubro, em Istambul, na Turquia. “Sem a participação de mulheres, não pode haver futuro na economia global”, disse o primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu, anfitrião da reunião.

 

Fontes:
O Globo-G-20 cria grupo de líderes mulheres para promover igualdade de gênero

2 Opiniões

  1. Vitafer disse:

    “O príncipe deste mundo” (Jo 12,31) trabalha direitinho…

  2. ney disse:

    Isto já foi profetizado; que o ant-Cristo vai fazer este investimento, de inicio parece bom, mas é maligno essa ideia da onu de w20.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *