Início » Economia » G-7 decide banir combustíveis fósseis até 2100
Líderes políticos

G-7 decide banir combustíveis fósseis até 2100

A medida foi divulgada a seis meses da COP 21, que deve resultar em um novo acordo climático para conter o aquecimento global

G-7 decide banir combustíveis fósseis até 2100
A reunião ocorreu na cidade alemã de Elmau (Foto: Wikimedia)

Na última segunda-feira, 8, os líderes políticos do G-7 anunciaram a intenção de banir os combustíveis fósseis de seus países até 2100. O G-7 é a cúpula dos chefes de Estado e dos governos dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Itália. A reunião ocorreu na cidade alemã de Elmau, e a medida foi divulgada a seis meses da 21ª Conferência do Clima (COP-21), que acontecerá em Paris, e deve resultar em um novo acordo climático para conter o aquecimento global.

O texto do anúncio ressalta a necessidade de fazer “cortes importantes” nas emissões de gases de efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono, para limitar o aumento da temperatura média da Terra em 2°C até o fim do século, como alerta o Painel Intergovernamental do Clima das Nações Unidas (IPCC, na sigla em inglês).

Para alcançar esse objetivo, os líderes assumiram o compromisso de livrar seus países dos combustíveis fósseis, a principal fonte de emissão de CO2 até 2100. A ideia é reduzir as emissões em 40% a 70% em 2050, com base no total emitido em 2010, estabelecendo uma reconversão de suas matrizes energéticas.

Os líderes também confirmaram a disposição de investir até US$ 100 bilhões até 2020 na luta contra as consequências das mudanças climáticas. O compromisso para o financiamento foi firmado em 2009, na 15ª Conferência do Clima, em Copenhague, na Dinamarca.

Fontes:
O Estado de S. Paulo-G-7 decide banir uso de petróleo, gás natural e carvão até 2100

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *