Início » Internacional » Galápagos entra em estado de emergência ambiental após encalhe de navio
Risco ambiental

Galápagos entra em estado de emergência ambiental após encalhe de navio

Navio com carga altamente perigosa encalhou no arquipélago, que é Patrimônio Natural da Humanidade

Galápagos entra em estado de emergência ambiental após encalhe de navio
Após o fim das operações, os agentes pretendem afundar o navio longe da reserva florestal de Galápagos (Reprodução/Internet)

O Equador colocou em estado de emergência ambiental o arquipélago de Galápagos, Patrimônio Natural da Humanidade. A medida foi tomada uma semana após um navio com carga altamente poluente encalhar na baía Naufrágio, em frente ao porto da ilha de San Cristobán.

O navio Floreana encalhou no dia 28 de janeiro, levando uma carga de cerca de 1.400 toneladas. Entre os produtos a bordo havia materiais altamente perigosos, como combustível e gás doméstico.

O encalhe prejudicou a estrutura do navio, entortou sua posição e causou vazamentos, já controlados. Para evitar o naufrágio, a equipe que trabalha no local realizou um procedimento para equilibrar o navio e colocá-lo de volta na horizontal. Com isso, os agentes têm duas semanas para retirar a carga e rebocar o navio, antes que ele afunde. Agentes que trabalham no local informaram que todo o material perigoso já foi retirado do Floreana. Após o fim das operações, eles pretendem afundar o navio longe da reserva florestal de Galápagos.

Segundo o Comitê de Operações de Emergência (COE) o decreto de emergência ambiental prevê a liberação imediata de verba para enfrentar o problema. O governo equatoriano acredita que o acidente não representa uma ameaça ambiental iminente, mas preferiu garantir o recuso.

No Twitter, uma nota oficial foi divulgada informando que a ação foi tomada “para assegurar as medidas necessárias para a reabilitação e manutenção dos ecossistemas marinhos e costeiros”. O estado de emergência ambiental ficará 180 dias em vigor.

Fontes:
G1-Equador põe Galápagos em estado de urgência por encalhe de navio
El Universo-En 14 días se prevé hundir el barco Floreana en Galápagos
El Universo-Autoridades anuncian declaratoria de emergencia para Galápagos

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *