Início » Vida » Comportamento » Gato ou cachorro: quem é mais inteligente?
ESTUDO

Gato ou cachorro: quem é mais inteligente?

Estudo analisou 49 gatos e apontou que eles podem ser tão inteligentes quanto os cachorros

Gato ou cachorro: quem é mais inteligente?
Gatos empataram com os cachorros em alguns testes mentais (Foto: Flickr/kitty.green66)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um estudo apontou que os gatos podem ser tão inteligentes quanto os cachorros. Pesquisadores analisaram 49 gatos e apontaram que os mesmos conseguem ter boas lembranças, como o sabor de sua refeição favorita, por exemplo.

A ‘consciência’ dos gatos

A psicóloga Saho Takagi, da Universidade de Kyoto, relatou que os gatos usaram memórias de experiências passadas, assim como os cachorros, revelando que eles possuem uma memória episódica similar a dos humanos.

“A memória episódica é vista como relacionada à função introspectiva da mente. Nosso estudo indica que existe um tipo de consciência nos gatos. Uma especulação interessante é a de que os felinos devem acionar as memórias da sua experiência, como acontece com os humanos”, disse Takagi.

Os pesquisadores utilizaram quatro tigelas de comida para testar a capacidade dos 49 gatos domésticos avaliados de se lembrarem daquela em que já haviam comido e quais não haviam sido tocadas.

Com esse experimento, os cientistas descobriram que os gatos podiam lembrar “o que” haviam feito e “onde” tinham se alimentado, confirmando a memória episódica.

Além disso, sugeriram que os gatos podem se lembrar de fatos depois de um período maior do que os 15 minutos em que foram testados.

A mesma equipe de cientistas japoneses já havia feito testes idênticos com cães – eles se lembravam das tigelas em que já tinham comido.

Empate nos testes mentais

O estudo afirmou que os gatos empatam com os cachorros em alguns testes mentais, como a resposta a gestos humanos, emoções e expressões faciais.

“Entendê-los mais profundamente ajudará a criar um relacionamento melhor entre gatos e humanos. Os gatos podem ser tão inteligentes como os cães, em oposição à visão corrente de que estes são mais espertos”, explica Takagi.

A professora da Universidade de Yale, Laurie Santos, disse que a experiência demonstra de forma bastante eficaz que os gatos se lembram de informações de como e onde haviam procurado o alimento, além dos locais que costumam ter a comida.

“Isso abre caminho para novos estudos que examinem qual a duração das lembranças e até que ponto eles também se lembram de episódios mais ricos da sua própria vida, como acontece com os seres humanos”, disse Santos.

As pesquisas mostram que os cachorros também parecem ter memórias relacionadas a tempo e lugar. No ano passado, pesquisadores da Hungria descobriram que os cães eram capazes de se lembrar de ações dos donos mesmo sem terem sido instruídos especificamente a fazê-lo.

Fontes:
BBC-Gatos podem ser tão inteligentes quanto cães, diz estudo
Independent-Why dogs are no more intelligent than cats

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *