Início » Internacional » General Franco comemora a vitória na guerra civil espanhola em Madri
NESTA DATA

General Franco comemora a vitória na guerra civil espanhola em Madri

A comemoração da derrota da Frente Popular foi marcada por um desfile em Madri, organizado pelo próprio general Franco em 12 de maio de 1939

General Franco comemora a vitória na guerra civil espanhola em Madri
A cidade de Guernica totalmente devastada após os bombardeios alemães e italianos (Reprodução/Internet)

O conflito armado espanhol aconteceu antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, entre 1936 e 1939. O seu desfecho foi marcado por um desfile das forças vitoriosas do general Francisco Franco pelas ruas de Madri, em 12 de maio de 1939.

Às vésperas da guerra, o clima político e social na Espanha era muito instável, com intensos conflitos entre esquerdistas e nacionalistas e perseguições e assassinatos cometidos por ambos os grupos. Aproveitando-se dessa instabilidade, o general Francisco Franco, junto com seu exército, comandou um golpe de Estado contra o governo democrático da Segunda República Espanhola. Contudo, Franco não conseguiu derrubar o governo imediatamente, dando início a uma guerra civil.

Durante o conflito, que teve entre 330 e 405 mil mortos, Franco teve o apoio da Alemanha e da Itália, — na época governadas por regimes fascistas –, da Igreja, do exército e de latifundiários, que representavam os setores tradicionais e conservadores do país. O objetivo principal era eliminar o comunismo que crescia na Espanha, dando lugar a um governo autoritário. O apoio dos alemães e italianos protagonizou a período mais sangrento da guerra, quando os aliados de Franco bombardearam a cidade de Guernica, deixando-a devastada.

Do outro lado do embate, a Frente Popular queria impedir o crescimento do nazifascismo na Espanha e em outros países. Para isso, contava com a ajuda da União Soviética, além dos partidos de esquerda e os sindicatos espanhóis. Contudo, a superioridade militar do general Franco foi decisiva para o resultado final da guerra, que o consagrou vitorioso e permitiu que ele assumisse a presidência da Espanha em abril de 1939. Franco rapidamente executou o que havia sido seu principal objetivo desde o início da guerra: criar um governo ditatorial de direita na Espanha.

Fontes:
Sua Pesquisa-Guerra Civil Espanhola

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *