Início » Internacional » Governo dos EUA enfrenta nova paralisação
'APAGÃO' ADMINISTRATIVO

Governo dos EUA enfrenta nova paralisação

Trata-se do segundo 'apagão' administrativo em cerca de três semanas no país

Governo dos EUA enfrenta nova paralisação
Nova paralisação poderá ser de curta duração (Fonte: Reprodução/Getty Images)

O governo dos EUA enfrenta nesta sexta-feira, 9, uma nova paralisação administrativa — a segunda em cerca de três semanas.

Leia também: Senado dos EUA chega a acordo sobre orçamento

O “apagão” (o chamado “shutdown”) começou à meia-noite (horário local), quando expirou a lei com orçamento provisório aprovada por democratas e republicanos no dia 22 de janeiro, encerrando na ocasião a paralisação de três dias enfrentada pelo governo do presidente Donald Trump.

A nova paralisação poderá ser de curta duração. O Senado aprovou ainda nesta madrugada o orçamento para os próximos dois anos. Falta agora a votação na Câmara dos Representantes, o que deve ocorrer ainda nas primeiras horas desta sexta-feira.

A expectativa agora é de uma rápida votação e aprovação do orçamento na Câmara, segundo a imprensa americana, permitindo a reabertura do governo e limitando, desta forma, as consequências do novo “apagão”.

Enquanto durar a paralisação administrativa parcial, escritórios públicos podem ficar fechados. Serviços essenciais continuam em operação.

Os republicanos querem um orçamento para 2018 que aumente o gasto militar dos EUA. Os democratas, por sua vez, exigem uma solução para o polêmico tema da imigração no país.

Fontes:
G1 - EUA enfrentam nova paralisação administrativa

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *