Início » Internacional » Governo dos EUA mira ligações telefônicas de robôs
TELEMARKETING

Governo dos EUA mira ligações telefônicas de robôs

Governo americano inicia operação contra a maré de ligações indesejadas e ilegais de operadores de telemarketing e golpistas

Governo dos EUA mira ligações telefônicas de robôs
Principais alvos fizeram mais de 1 bilhões de ligações indesejadas (Foto: Hollywood Branded/Flickr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O governo dos Estados Unidos anunciou uma operação nacional contra os robocallers, telefonemas que usam um discador automático eletrônico para entregar uma mensagem pré-gravada.

Os principais alvos são empresas e indivíduos que fizeram coletivamente mais de 1 bilhão de ligações indesejadas para esquemas financeiros e outros serviços, segundo a Comissão Federal do Comércio dos EUA (FTC, na sigla em inglÊs).

A operação envolve quase 100 casos, cinco dos quais são ações penais. Eles foram revelados pela FTC, pelo Departamento de Justiça, 15 estados norte-americanos e uma enorme quantidade de autoridades locais.

Este é o mais recente esforço dos reguladores para combater a maré de ligações indesejadas e ilegais de operadores de telemarketing e golpistas.

Alguns dos alvos da ação eram uma fonte importante de robocalls. Derek Jason Bartoli, um homem da Flórida – que supostamente desenvolveu, vendeu e usou uma forma de software que permite que milhões de chamadas sejam colocadas em rápida sucessão – foi responsável por 57 milhões de ligações para números de telefone nos EUA em seis meses em 2017, segundo um órgão federal.

A ação conjunta inclui os estados do Alabama, Arizona, Colorado, Flórida, Illinois, Indiana, Michigan, Missouri, Carolina do Norte, Dakota do Norte, Ohio, Oregon, Pensilvânia, Texas e Virgínia.

Isso acontece quando os parlamentares do Congresso estão preparando uma legislação que expande o poder do governo de limitar os robocalls. Espera-se que um subcomitê da Câmara considere a lei Stop Robocalls (Parem com as ligações de robôs, em tradução livre). O projeto de lei orienta a Comissão Federal de Comunicações a detalhar suas regras, deixando claro que os chamados robocalls só podem ser feitos aos consumidores com o consentimento deles.

O setor de telecomunicações recentemente recebeu autorização para começar a bloquear os programas de celular por padrão, usando tecnologia que pode filtrar chamadas indesejadas, da mesma forma que os filtros de spam enviam lixo eletrônico para uma pasta separada.

Leia também: Dois projetos de lei que proíbem a realização de ações invasivas do telemarketing

Fontes:
CNN-US government announces nationwide crackdown on robocallers

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Roberto Henry Ebelt disse:

    Aqui já tem esta praga.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *