Início » Internacional » Governo russo liberta duas integrantes da banda punk Pussy Riot
Direitos humanos na Rússia

Governo russo liberta duas integrantes da banda punk Pussy Riot

Anistia é amplamente vista como parte de um esforço do Kremlin para suavizar sua imagem antes das Olimpíadas de Inverno, em fevereiro

Governo russo liberta duas integrantes da banda punk Pussy Riot
Maria Alekhina e Nadezhda Tolokonnikova foram anistiadas na semana passada e libertadas nesta segunda (Reprodução/AFP)

Duas integrantes da banda russa Pussy Riot foram libertadas nesta segunda-feira, 23, dias após a aprovação de uma lei de anistia amplamente vista como um esforço de relações públicas do Kremlin para suavizar sua imagem antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em fevereiro.

Leia também: Putin exibe seu lado humanitário às vésperas de Sochi
Leia também: Rússia aprova anistia que beneficia ativistas do Greenpeace e Pussy Riot

Maria Alekhina e Nadezhda Tolokonnikova foram anistiadas na semana passada e libertadas nesta segunda. A terceira roqueira da banda punk, Yekaterina Samutsevich, teve a pena suspensa após um mês de prisão. Todas as três foram condenadas por vandalismo motivado por ódio religioso e sentenciadas a dois anos em regime fechado. Elas foram presas após realizarem uma apresentação não-autorizada dentro da principal catedral de Moscou, em março de 2012. As roqueiras alegaram que a apresentação foi um protesto para chamar a atenção para os laços cada vez mais estreitos entre o Estado e a Igreja Católica na Rússia.

A anistia concedida às duas integrantes veio dias depois de o presidente russo Vladimir Putin perdoar um dos principais opositores de seu governo, o ex-magnata do petróleo Mikhail Khodorkovsky, um dos homens mais ricos da Rússia que passou uma década na prisão depois de desafiar o poder de Putin. Khodorkovsky voou para a Alemanha após sua libertação e disse que vai ficar de fora da política russa. Ele se comprometeu,  no entanto, a lutar pela libertação de outros presos políticos no país.

Fontes:
Washington Post - 2 Pussy Riot members released from prison

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *