Início » Internacional » Grã-Bretanha coloca à venda o 1º teste caseiro de HIV
Combate à Aids

Grã-Bretanha coloca à venda o 1º teste caseiro de HIV

Com uma eficácia de 99,7%, teste caseiro revela em 15 minutos se uma pessoa está infectada pelo vírus HIV

Grã-Bretanha coloca à venda o 1º teste caseiro de HIV
Em caso de resultado positivo, a pessoa deve comparecer a uma clínica médica para confirmar o diagnóstico (Divulgação/BioSure)

Os primeiros kits de testes caseiros de HIV foram colocados à venda esta semana na Grã-Bretanha. Desenvolvido pela empresa BioSure, o HIV Self Test permite saber em 15 minutos se uma pessoa está ou não infectada pelo vírus. A eficácia do teste é de 99,7%. Por enquanto o kit só é vendido na internet.

O dispositivo é uma pequena tira branca, similar a um teste de gravidez. Para usá-lo, a pessoa deve extrair uma gota de sangue do dedo e colocá-la diretamente na tira, que conta o nível de anticorpos na amostra. Após 15 minutos, se o resultado for positivo, aparecerão duas linhas roxas na tira.

Em caso de resultado positivo, os fabricantes orientam a pessoa a comparecer a uma clínica especializada em doenças transmissíveis para confirmar o diagnóstico.

Para Brigette Bard, fundadora da BioSure, o kit irá ajudar a difundir os testes de HIV. Segundo ela, uma das maiores vantagens do teste é fato de ele ser discreto. “O dispositivo vai ajudar as pessoas a fazerem o teste na hora e local que se sentirem mais confortáveis para isso”.

Estima-se que 26 mil pessoas são portadoras do HIV na Grã-Bretanha, sem saber de sua condição. Isso as tornam potenciais transmissoras do vírus. “Sabemos que quanto mais cedo o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento. A melhor chance que temos para combater a epidemia é difundir os testes de HIV. O kit de teste caseiro irá ajudar a alcançar esse objetivo”, diz Michael Brady, médico especialista em saúde sexual do Hospital Kings College de Londres.

Fontes:
The Guardian-HIV self-testing kit goes on sale in UK

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *