Início » Internacional » Grã-Bretanha pode banir fumo em carros com crianças
Saúde infantil

Grã-Bretanha pode banir fumo em carros com crianças

Governo britânico vota nesta quarta-feira, 29, lei que pode banir o fumo em carros que estejam transportando crianças

Grã-Bretanha pode banir fumo em carros com crianças
Fumo em locais públicos fechados foi banido em 2007, mas ainda não há uma lei contra o fumo em carros (Reprodução/Internet)

Uma nova lei a ser votada nesta quarta-feira, 29, na Grã Bretanha, pode tornar ilegal fumar em veículos que tenham crianças no interior. A lei visa desestimular o fumo próximo a crianças e jovens.

Segundo o secretário britânico de Saúde, Andy Burnham, a Grã-Bretanha quer seguir o exemplo da Austrália e de alguns estados americanos. “Quando o assunto é proteger a saúde das crianças, não medimos esforços para aprovar qualquer medida. Adultos são livres para fazer suas escolhas, mas isso não se aplica às crianças. É isso que a sociedade tem a obrigação de proteger e prevenir”, disse Burnham.

O secretário citou evidências de que impedir o fumo em ambientes fechados traz benefícios. “Dados de outros países mostram que proibir o fumo em ambientes fechados e carros previne danos à saúde das crianças”, disse Burnham.

Apesar de banir o fumo em ambientes públicos fechados e locais de trabalho em 2007, o governo britânico ainda não havia criado uma lei específica para o fumo em veículos.

Simon Clark, diretor do grupo Forest, que defende os direitos dos fumantes, disse que a lei é “desnecessária” e que a dificuldade de fiscalização pode levar à proibição do fumo em todos os carros, mesmo os que não estão transportando crianças. “A lei é autoritária e totalmente desnecessária já que de acordo com pesquisas 84% dos adultos fumantes não pensariam em acender um cigarro em espaço fechado, especialmente aqueles em que há crianças”, disse o diretor.

Simon também criticou o autoritarismo do governo. “Os adultos já sabem como se comportar e não precisam que o governo interfira dessa forma em suas vidas”, ressaltou.

Fontes:
The Guardian-Smoking in cars carrying children could be banned

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *