Início » Internacional » Grécia suspende temporariamente deportação em massa
CRISE DOS REFUGIADOS

Grécia suspende temporariamente deportação em massa

ONU alertou que país podia estar deportando pessoas ‘por engano’

Grécia suspende temporariamente deportação em massa
Refugiados em campo grego (Foto: Manú Gomez/FotoMovimiento)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Depois de muita pressão internacional, o governo grego resolveu suspender temporariamente a deportação de imigrantes. Na última segunda-feira, 4, a Grécia deu início ao programa de deportação em massa. A suspensão temporária acabou por atrasar a aplicação do acordo firmado entre a União Europeia e a Turquia para extinguir a “rota dos Bálcãs”, principal porta de entrada de refugiados no continente. Maria Stavropoulou, diretora do Serviço de Asilo da Grécia, confirmou a suspensão.

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que a Grécia podia ter deportado estrangeiros “por engano” por conta do caos administrativo. Segundo a Acnur ( alto comissariado da ONU para refugiados), a Grécia tinha “esquecido” de processar o pedido de pelo menos 13 pessoas do grupo de 202 que foi levado de volta para o lado turco da fronteira. Horas depois da crítica, Atenas suspendeu temporariamente o envio de pessoas à Turquia. As autoridades gregas reconheceram que a maior parte dos estrangeiros retidos na Grécia pediu asilo ou refúgio político.

Segundo o acordo firmado entre a União Europeia e a Turquia, ninguém que tivesse o pedido de asilo protocolado seria reenviado à Turquia. Antes do acordo, os refugiados evitavam pedir asilo na Grécia, porque não poderiam seguir para a Alemanha, onde a maioria quer chegar. Só que depois que o acordo foi estabelecido, mais de 2,2 mil protocolaram pedidos, segundo a ONU. De acordo com Stavropoulou, a análise do pedido leva em geral três meses para ser realizada, mas ela garantiu que o governo, com auxílio da União Europeia, está acelerando o processo.

Segundo a agência Reuters, a expectativa é que as deportações sejam retomadas na sexta-feira, 8.

Fontes:
O Estado de S.Paulo-Diante da pressão, Grécia suspende deportação de refugiados à Turquia
Folha de S.Paulo-Grécia cessa deportações de migrantes; ONU acusa expulsões 'por engano'

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *