Início » Internacional » Grupo radical islâmico toma o controle de duas cidades do Iraque
Tensão no Iraque

Grupo radical islâmico toma o controle de duas cidades do Iraque

Grupo terrorista ligado à Al Qaeda toma o controle de Mossul, segunda maior cidade do Iraque, e Baiji, após fuga de soldados iraquianos

Grupo radical islâmico toma o controle de duas cidades do Iraque
soldados iraquianos fugiram de seus postos deixando para trás armas e munições que, agora, estão nas mãos dos terroristas (Reprodução/NYT)

Após quatro dias de conflitos, o grupo terrorista Estado Islâmico do Iraque e da Síria (ISIS), uma ramificação da Al Qaeda, expulsou soldados do exército iraquiano e tomou o controle da cidade Mossul, segunda maior cidade do Iraque, localizada no norte do país, a 400 km de Bagdá.

A ação terminou na noite da última terça-feira, 10. Assustados com a violência, cerca de 500 mil moradores fugiram da cidade por conta do ataque.

Os soldados iraquianos fugiram de seus postos deixando para trás armas e munições que agora estão nas mãos dos membros do ISIS, que também tomaram conta de prédios do governo.

A vitória do grupo terrorista expõe a incapacidade das forças iraquianas em conter ações do tipo e agrava o risco de fragmentação do país.

Nesta quarta-feira, 11, militantes do ISIS tomaram o controle da cidade de Baiji, a 110 km de Mossul, depois que soldados iraquianos fugiram de seus postos sem reagir à chegada dos terroristas. Os militantes ocuparam o prédio da estação de energia da cidade, responsável pelo fornecimento de energia elétrica para as cidades de Bagdá, Kirkuk e a província de Salahuddin.

Fontes:
The Washington Post-Insurgents seize Iraqi city of Mosul as security forces flee

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *