Início » Internacional » Guatemala tem quase 200 desaparecidos após erupção de vulcão
VULCÃO DE FOGO

Guatemala tem quase 200 desaparecidos após erupção de vulcão

Número de mortos subiu para 75 e 192 pessoas continuam desaparecidas após a erupção ocorrida no último final de semana

Guatemala tem quase 200 desaparecidos após erupção de vulcão
Segundo o governo, mais de 1,7 milhão de pessoas foram afetadas pela erupção (Foto: Gobierno Guatemala/Twitter)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A Guatemala continua tentando se recuperar da erupção do Vulcão de Fogo, ocorrida no último domingo, 3. O número de mortos pelo incidente subiu para 75, enquanto 192 pessoas continuam desaparecidas, segundo o último comunicado do governo, expedido na última terça-feira, 5.

As ações de resgate chegaram a ser suspensas na última terça-feira devido a avalanches, mas foram retomadas nesta quarta-feira, 6. Segundo o secretário-executivo da Coordenadora Nacional para a Gestão de Desastres (Conred), Sergio Cabañas, todos os desaparecidos já foram identificados com nomes, idades e locais de origem.

Ao todo, segundo dados do governo da Guatemala, mais de 1,7 milhão de pessoas foram afetadas pela erupção: 3,2 mil pessoas tiveram que ser deslocadas, 46 ficaram feridas, 2,6 mil pessoas foram encaminhadas para abrigos e 3,2 mil receberam algum tipo de atendimento.

De acordo com Carlos Soto, ministro da Saúde da Guatemala, 33 pacientes, com queimaduras de terceiro grau, estão internados em dois diferentes hospitais. Nesta quarta-feira, seis pacientes serão transferidos para os Estados Unidos.

“É importante que o povo da Guatemala saiba que estamos preparados para qualquer emergência”, afirmou Soto, destacando a qualidade dos hospitais da Guatemala.

Segundo um comunicado divulgado pelo Conred nesta quarta-feira, é importante que as atividades ao ar livre sejam evitadas temporariamente devido às cinzas vulcânicas. Além disso, o órgão orienta a deixar janelas e portas de casa fechadas e, caso um cidadão precise sair, utilize uma máscara que cubra a boca e o nariz.

O presidente da Guatemala, Jimmy Morales, destacou todo o apoio que tem recebido da comunidade internacional, agradeceu aos Estados Unidos pelo auxílio para cuidar dos feridos e garantiu que o incidente apenas deixará o povo guatemalteco mais forte.

Para quem deseja ajudar as vítimas da Guatemala, o governo guatemalteco, através das redes sociais, divulgou as contas internacionais da Cruz Vermelha do país, como também foi sugerido ao governo de Taiwan, que se disponibilizou a ajudar financeiramente o país.

O Vulcão do Fogo entrou em erupção no último domingo, causando grandes problemas à Guatemala. Povoados, como o El Rodeo de Escuintla, foram devastados pela lavas e por avalanches. O vulcão continua ativo.

Fontes:
DW-Guatemala registra quase 200 desaparecidos após erupção de vulcão

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *