Início » Cultura » Guerra da Coreia completa 65 anos
História

Guerra da Coreia completa 65 anos

Nesta quinta-feira, 25, celebra-se 65 anos da Guerra da Coreia. O conflito matou cerca de 4 milhões de civis e teve como pano de fundo a disputa entre EUA e URSS

Guerra da Coreia completa 65 anos
A guerra terminou em 27 de julho de 1953, com um acordo de paz chamado Armistício de Panmunjon (Foto: Wikimedia)

Em 25 de junho de 1950, teve início a Guerra da Coreia. Considerada o primeiro conflito armado da Guerra Fria, a guerra teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos e União Soviética.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Península Coreana ficou dividida entre o norte socialista (República Popular Democrática da Coreia) e o sul capitalista (República da Coreia).

O norte passou a ser aliado da URSS, enquanto o sul se aliou aos EUA. A divisão gerou tensões políticas e ideológicas entre as duas coreias. Por várias vezes, o norte tentou derrubar o governo do sul para reunificar a península sob o regime comunista, mas não obteve sucesso.

Em 1950, o governo do norte decidiu invadir o sul, ocupando com tropas militares a capital sul-coreana Seul. O Conselho de segurança da ONU reprovou a invasão e autorizou uma intervenção no conflito.

Os EUA entraram no conflito ao lado do sul, liderando uma coligação de 20 países. Já o norte recebeu o apoio da China e da URSS. Após anos de sangrentos conflitos, os EUA ameaçam usar armas nucleares contra o norte e a China, caso a guerra não fosse finalizada com a rendição norte-coreana.

O norte aceita a proposta de paz da ONU e em 27 de julho de 1953 é firmado um acordo de paz chamado Armistício de Panmunjon. O tratado mantém a fronteira de divisão estabelecida em 1948 e cria uma área desmilitarizada entre as duas coreias que existe até hoje.

A ONU estima que a Guerra da Coreia deixou 118 mil soldados mortos. Já as mortes de civis são estimadas em quase 4 milhões.

Fontes:
Info Escola-Guerra da Coreia
Estadão-Guerra da Coreia

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *