Início » Internacional » Hagupit deixa mais de um milhão de deslocados nas Filipinas
Tormenta

Hagupit deixa mais de um milhão de deslocados nas Filipinas

Conselho de Gestão e Redução de Risco de Desastres das Filipinas alerta que a tempestade ainda representa uma grande ameaça

Hagupit deixa mais de um milhão de deslocados nas Filipinas
Ventos fortes e chuva pesada na cidade de Atimonan (Fonte: Reprodução/Reuters)

A passagem do Hagupit, que foi rebaixado de tufão a tempestade tropical pela Agência Meteorológica das Filipinas, já deixou pelo menos 21 mortos no país.

Autoridades informaram ainda nesta segunda-feira, 8, que mais de um milhão de pessoas seguem deslocadas. O Hagupit agora se aproxima lentamente da capital Manila.

Os ventos diminuíram de 160 km/h para 105 km/h, mas o Conselho de Gestão e Redução de Risco de Desastres das Filipinas alerta que a tempestade ainda representa uma grande ameaça.

Neste domingo, 7, o Hagupit atingiu a região central do país. Casas ficaram destruídas. Houve também quedas de árvores e de redes de energia, justamente em áreas que ficaram devastadas após a passagem do tufão Haiyan no ano passado, deixando milhares de mortos e desaparecidos.

Cerca de 80% das casas foram destruídas nas aldeias costeiras de Dolores, na ilha de Samar, no último sábado, 6.

Uma grande operação de retirada de moradores de áreas costeiras e sob risco de deslizamentos antes da chegada do Hagupit ajudou a diminuir as chances de ocorrer uma devastação na mesma escala do Haiyan.

Fontes:
G1 - Vai a 4 o número de mortos do tufão Hagupit nas Filipinas
G1 - Tufão Hagupit deixa mais de 20 mortos nas Filipinas

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *