Início » Internacional » Herdeiro da Samsung pode pegar 12 anos de prisão
COREIA DO SUL

Herdeiro da Samsung pode pegar 12 anos de prisão

Justiça sul-coreana pede 12 anos de prisão a Lee Jae-yong por seu papel no escândalo de corrupção que destituiu a ex-presidente Park Geun-hye

Herdeiro da Samsung pode pegar 12 anos de prisão
Lee Jae-yong é herdeiro do grupo Samsung, a maior empresa do país (Foto: Youtube)

O Ministério Público da Coreia do Sul pediu nesta segunda-feira, 7, uma condenação de 12 anos de prisão para o herdeiro do grupo Samsung, Lee Jae-yong, por seu papel no escândalo de corrupção que destituiu a ex-presidente Park Geun-hye. Sua sentença deve sair em 25 de agosto.

Após quatro meses de julgamento, os promotores sul-coreanos consideraram Lee Jae-yong como o “beneficiário final” dos crimes cometidos no escândalo de corrupção. Caso seja condenado, Lee deve ter uma pena de, pelo menos, cinco anos de prisão.

Lee e outros quatro executivos são acusados de subornar a melhor amiga da ex-presidente, Choi Soon-sil, pagando US$ 38 milhões, em troca de favores políticos e a aprovação de uma fusão de duas afiliadas da Samsung em 2015. O dinheiro teria sido usado para financiar instituições ligadas à Choi.

“Os acusados tinham vínculos estreitos com o poder e buscavam benefícios pessoais”, afirmaram os promotores sobre o esquema de propina e tráfico de influência entre o governo e os grandes conglomerados do país. Segundo as investigações, a Samsung foi a maior doadora para as instituições de Choi.

Durante o julgamento, Lee negou todas as acusações contra ele, afirmando que não teve nenhum papel na tomada de decisões da empresa e que “escutava, na maioria das vezes, os outros diretores”. Além disso, o executivo classificou sua prisão e julgamento como “injustos”.

Lee, de 49 anos, é o vice-presidente do grupo Samsung, mas tem comandado o conglomerado desde que seu pai, Lee Kun-hee, sofreu um ataque cardíaco em 2014. A Samsung é a maior empresa da Coreia do Sul e suas receitas são equivalentes a quase um quinto do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Fontes:
The Guardian-South Korea prosecutors demand 12-year sentence for Samsung boss
G1-MP da Coreia do Sul pede prisão para herdeiro da Samsung
Público-Justiça sul-coreana pede 12 anos de prisão para herdeiro da Samsung

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *