Início » Vida » Ciência » Hidrelétrica na China pode ter causado terremoto
Desastre natural?

Hidrelétrica na China pode ter causado terremoto

Cientistas argumentam que o peso de reservatórios d' água pode causar mudanças sísmicas que provocam tremores. Na China, um terremoto perto de uma hidrelétrica em Sichuan matou 188 pessoas

Hidrelétrica na China pode ter causado terremoto
O reservatório de Zipingpu após o terremoto em Wenchuan em 2008 (Reprodução/Getty)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O terremoto de magnitude 6,6 na escala Ritcher, que atingiu a China no fim de semana, pode ser uma consequência preocupante de uma campanha do governo comunista para desenvolver a energia hidrelétrica no país, dizem cientistas.

O terremoto do dia 20 de abril, no condado de Lushan, província de Sichuan, ocorreu na mesma falha geológica que o terremoto de Wenchuan, em 2008, que matou mais de 80 mil pessoas, incluindo mais de 5 mil crianças.

Leia também: Desastre no Tibete levanta dúvidas sobre a exploração na região

O número de mortos até agora no terremoto em Sichuan chega a 188, com outros 11.500 feridos.

Há muitos anos os cientistas argumentam que o peso de reservatórios d’ água pode causar mudanças sísmicas que provocam tremores. Em 2009, os pesquisadores chineses disseram que uma barragem de 150 metros de altura em Zipingpu, a 5,5 km do epicentro do terremoto de Wenchuan, tinha claramente afetado a atividade sísmica e pode ter antecipado um terremoto que teria ocorrido naturalmente algum tempo depois. Yang Yong, um geólogo em Chengdu, disse ao Financial Times que a construção de reservatórios na província de Sichuan também aumentou os incidentes de atividade sísmica na região.

A China, empenhada em se tornar uma líder mundial na geração de energia hidrelétrica, tem mais barragens e reservatórios do que o resto do mundo combinado. A Barragem das Três Gargantas, no rio Yangtze, é o maior projeto hidrelétrico do mundo. Ele foi alvo de críticas até mesmo de autoridades chinesas e outros preocupados com seu impacto geológico. Um estudo de 2011 realizado por sismólogos do governo comunista concluiu que a barragem provocou o aumento da atividade sísmica perto do reservatório. Mais de 3.400 tremores de terra foram registrados nas imediações do reservatório entre 2003, quando a barragem começou a operar, e 2009.

 

Fontes:
Quartz - Did a Giant Dam Cause China's Latest Earthquake?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. DRAGAOFORTTE disse:

    Os EUA estão provocando abalos sísmicos via HAARP…

  2. nicolly disse:

    qual a sua opinião ?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *