Início » Internacional » Hillary Clinton anuncia candidatura à presidência dos EUA
Casa Branca

Hillary Clinton anuncia candidatura à presidência dos EUA

Ex-secretária de Estado ressaltou que quer ser a 'campeã' do país nas eleições presidenciais de 2016

Hillary Clinton anuncia candidatura à presidência dos EUA
Hillary Clinton, favorita à nomeação do Partido Democrata (Fonte: Reprodução/Wikimedia Commons)

Favorita à nomeação do Partido Democrata, a ex-primeira-dama, ex-senadora e ex-secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, de 67 anos, oficializou neste domingo, 12, a sua candidatura à presidência norte-americana.

O anúncio foi feito pelo assessor de Hillary em um e-mail enviado a simpatizantes e doadores de sua campanha eleitoral anterior. Posteriormente, a ex-secretária de Estado confirmou a informação, ressaltando que quer ser a “campeã” do país nas eleições presidenciais de 2016.

Esta será a segunda campanha de Hillary pela nomeação do Partido Democrata. Ela foi pré-candidata democrata em 2007, mas perdeu para Barack Obama. Desta vez, no entanto, não há candidatos tão fortes.

Caso a nomeação de Hillary se confirme, ela será a primeira mulher com chances reais de se tornar presidente dos EUA.

Após superar polêmicas relacionadas ao caso extraconjugal do marido, o então presidente Bill Clinton, nos anos 1990, Hillary foi eleita para o Senado norte-americano em 2000. Posteriormente, assumiu o cargo de secretária de Estado de Obama durante quatro anos, até 2013.

Agora, Hillary tem como desafio buscar uma reaproximação dos eleitores tradicionais, após passar anos em um cargo diplomático.

No Partido Republicano já há dois nomes que aparecem como pré-candidatos: os senadores Ted Cruz, do Texas, e Rand Paul, de Kentucky.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *