Início » Cultura » Esportes » Hitler abre os Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim
NESTA DATA

Hitler abre os Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim

Em 1º de agosto de 1936, o ditador alemão Adolf Hitler abriu oficialmente os Jogos Olímpicos de Berlim

Hitler abre os Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim
A Alemanha nazista foi escolhida para sediar as Olimpíadas de 1936 (Foto: Wikipedia)

Em 1º de agosto de 1936, o ditador alemão Adolf Hitler abriu oficialmente os Jogos Olímpicos de Berlim. Na ocasião, o ditador pretendia usar o evento para disseminar a propaganda nazista para o mundo.

A Alemanha foi escolhida para ser o país sede da 11ª edição dos Jogos em 1931 pelo Comitê Olímpico Internacional. Dois anos depois, Hitler, então líder do partido nazista, ascende ao poder e se torna o chanceler alemão. Foi a primeira vez que uma ditadura sediava o evento.

Por conta da perseguição a determinados grupos étnicos na Alemanha promovida pelo regime, atletas judeus e negros de diversos países decidiram boicotar os Jogos de Berlim. No entanto, em dezembro de 1935, o Sindicato dos Atletas Amadores dos Estados Unidos anunciou que atletas desses grupos perseguidos iriam participar da competição e outros países seguiram a decisão.

Com o intuito de mascarar o caráter militarista e racista do regime nazista, Hitler não interferiu na decisão desses atletas de participarem. Entretanto, atletas judeus da delegação alemã foram proibidos de competir.

Enxergando a oportunidade de levar uma imagem positiva do nazismo, Hitler fez um investimento pesado nas Olimpíadas, ampliando o orçamento inicial do evento em 20 vezes. Para isso, foi construído o mais moderno complexo esportivo até então, o “Reichssportfeld” (chamado hoje de Olympiapark Berlin).

Além disso, foi na edição de 1936 que se inaugurou o ritual de chegada da tocha olímpica, em que um atleta carregaria uma tocha que havia sido acessa na Grécia, local onde foram disputadas as antigas Olimpíadas. Na cerimônia de abertura, Hitler discursou no Estádio Olímpico de Berlim e cerca de 100 mil alemães fizeram a saudação ao líder nazista.

Apesar da Alemanha ter sido a grande vencedora dos Jogos Olímpicos de 1936, com 33 medalhas de ouro, 26 de prata e 30 de bronze, o resultado não agradou o ditador, que esperava pelo menos 60 medalhas de ouro. Além disso, o grande destaque da competição foi o atleta afro-americano Jesse Owens, que conquistou quatro medalhas de ouro. Hitler recusou-se a entregar as medalhas ao atleta.

Fontes:
DW-1936: Abertura dos Jogos Olímpicos de Berlim
United States Holocaust Memorial Museum-Os Jogos Olímpicos de 1936 - Berlim

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Carmen Arroyo disse:

    Grande fato histórico, a história de Jesse Owens é boa. Os filmes que são baseados em eventos reais são muito inspiradores, eu realmente gosto de conhecer essas histórias e revivê-las no cinema é uma experiência maravilhosa. Sempre este tipo de produções deixa uma ótima aprendizagem. Desta vez fiquei encantada com o filme Raça, a história é realmente bonita. O elenco faz um ótimo trabalho

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *