Início » Internacional » Hitler ordena a entrada do exército alemão em Praga
NESTA DATA

Hitler ordena a entrada do exército alemão em Praga

No dia 10 de março, Adolf Hiter desrespeita o Acordo de Munique

Hitler ordena a entrada do exército alemão em Praga
Da esquerda para direita: Chamberlain, Daladier, Hitler, Mussolini e Ciano após a assinatura do Acordo de Munique (Foto: Wikimedia)

No dia 10 de março de 1939, Hitler, desrespeitando o “Acordo de Munique”, ordena a invasão do resto da Tchecoslováquia e as tropas alemãs ocupam Praga.

O “Acordo de Munique” foi a conclusão de uma conferência organizada por Adolf Hitler, líder do governo nazista da Alemanha, cujo objetivo era a discussão do futuro da Tchecoslováquia.

A Tchecoslováquia não foi convidada para a conferência, que é vulgarmente conhecida na República Tcheca como “a Sentença de Munique”. A frase “traição de Munique” também é usada freqüentemente, já que as alianças militares em vigor entre a Tchecoslováquia, Reino Unido e França foram ignoradas.

O acordo foi fechado em 29 de Setembro de 1938, assinado por Adolf Hitler, Neville Chamberlain, Edouard Daladier e Benito Mussolini. O ajuste dava à Alemanha os Sudetos (Sudetenland), começando em 10 de outubro, e o controle efetivo do resto da Tchecoslováquia, desde que Hitler prometesse que esta seria a última reivindicação territorial da Alemanha.

Apesar de os franceses e ingleses estarem satisfeitos, assim como a liderança militar e diplomática alemã, Hitler estava furioso, pois achava que os seus diplomatas e generais o tinham forçado a agir como um político burguês.

 

Fontes:
Ricardo Orlandini-Segunda Guerra Mundial: Adolf Hitler ordena a entrada do exército alemão em Praga, na seqüência do “Acordo de Munique”

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Rogerio Faria disse:

    Que período sombrio: Hitler, Stalin, Mussoline, Churchil, Tojo, Truman, tinha que dar no que deu…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *