Início » Internacional » Hitler é nomeado chanceler alemão
NESTA DATA

Hitler é nomeado chanceler alemão

Em 30 de janeiro de 1933, Adolf Hitler foi nomeado chanceler da Alemanha

Hitler é nomeado chanceler alemão
Hitler precisou somente de poucos meses para instalar sua ditadura (Foto: Wikimedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

No dia 30 de janeiro de 1933, Hitler se tornou o chanceler alemão. Mas ele já havia apresentado seus planos no livro Mein Kampf. A ascensão de Hitler está relacionada com o declínio da República de Weimar, que era uma democracia sem democratas. Como boa parte da população rejeitava a República, tentativas de golpe tanto da esquerda quanto da direita sacudiram o país.

Diante de tantas crises econômicas e políticas, o extremismo político vivenciava um grande crescimento. A esquerda contava com os comunistas e a direita com os nazistas. Por volta de 1930, a Alemanha estava à beira de uma guerra civil.

Neste cenário, muitos alemães queriam um nome forte à frente do governo, alguém que pudesse tirar o país da crise. O presidente Paul von Hindenburg era um nome forte, já que, para muitos, ele era uma espécie de substituto do imperador. De fato, segundo a Constituição de Weimar, o presidente do país era a instância política central. O presidente podia, por exemplo, dissolver o Parlamento e outorgar leis por decretos emergenciais, algo que cabe normalmente a qualquer Parlamento. Hindenburg fez uso, diversas vezes, da possibilidade de governar contornando o Legislativo. No entanto, Hindenburg não tinha como cumprir o papel de salvar a Alemanha da miséria, pois já estava com 85 anos no início de 1933.

O presidente pretendia então estabelecer um governo estável chefiado pelos conservadores nacionalistas de direita. No início, ele estava cético em relação à nomeação de Adolf Hitler para chefe de governo. Hindenburg ironizava Hitler, chamando-o de “soldado raso da Boêmia”, já que na Primeira Guerra Mundial, Hitler foi apenas um soldado comum enquanto o presidente foi um condecorado marechal de campo. No entanto, Hindenburg mudou de opinião, e pessoas próximas a ele lhe asseguraram que manteriam Hitler sob controle.

O dia 30 entrou para a história como o dia da “tomada de poder”, conceito inventado pela propaganda nazista, já que a nomeação de Hitler aconteceu de forma constitucional. Após a tomada de posse, Hindenburg falou as seguintes palavras: “E agora, meus senhores, para frente com a ajuda de Deus!” Só que como Hindenburg morreu em 1934, ele não presenciou que o caminho de Hitler levaria na verdade ao Holocausto e à Segunda Guerra Mundial.

 

 

Fontes:
Ushmm-Holocausto: Um Local de Aprendizado para Estudantes
History-Adolf Hitler is named chancellor of Germany
Deutsche Welle-Há 80 anos Hitler assumia o poder na Alemanha

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *