Início » Internacional » Homem que teria matado Che Guevara causa polêmica em fórum pré-Cúpula das Américas
Barril de pólvora

Homem que teria matado Che Guevara causa polêmica em fórum pré-Cúpula das Américas

Começou mal o evento que pretende reunir no Panamá chefes de Estado de países do continente, entre eles Cuba, Venezuela e EUA

Homem que teria matado Che Guevara causa polêmica em fórum pré-Cúpula das Américas
Che foi morto na Bolívia em outubro de 1967 (Reprodução/Alberto Korda)

A VII Cúpula das Américas começou mal antes mesmo da sua abertura oficial nesta sexta-feira, 10.  A delegação cubana enviada a Cidade do Panamá para participar da cúpula, a primeira da história a permitir a entrada de cubanos, denunciou a presença em fórum preparatório para o evento de um dos homens que teria matado o socialista Ernesto Che Guevara, em 1964.

O cubano-americano Félix Rodríguez Mendigutía havia sido convidado para participar do Fórum da Sociedade Civil na quinta-feira, 8. Inconformados com a sua presença, a delegação cubana se retirou da sessão e exigiu a expulsão de Mendigutía, a quem chamaram de “terrorista”, do Panamá. Em seguida, a delegação venezuelana também abandonou o evento e se juntou ao protesto.

Mendigutía, é um anticastrista que participou da fracassada invasão da Baía dos Porcos em 1961 e, supostamente, no interrogatório e execução de Che Guevara, um dos comandantes de Fidel Castro durante a Revolução Cubana. Che foi declarado um assassino, posto contra um paredão e fuzilado em outubro de 1967, na Bolívia.

Mendigutía é presidente da Associação dos Veteranos da Baía dos Porcos, um clube com base em Miami formado por cubanos que participaram da missão americana para derrubar Fidel Castro em 1961.

A Cúpula das Américas promete reunir 35 chefes de Estado de todo o continente americano na capital panamenha a partir desta sexta-feira, 10. Eventos paralelos vêm ocorrendo às margens desde o início da semana.

 

Fontes:
Granma - Denuncian presencia en Panamá del terrorista Félix Rodríguez (+Video y Fotos)

3 Opiniões

  1. jovelino bispo vieira disse:

    ja simpatizei com esse mendecutia, merecia uma condecoracao por cada pais que visitasse, pois livrou o mundo se um VERME TERRORISTA como o “Che”, meus PARABENS ao cara!

  2. jayme endebo disse:

    Cabra Macho

  3. Roberto1776 disse:

    Vida longa a Mendigutía!!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *