Início » Internacional » Hong Kong emite alerta máximo para tufão
TUFÃO HATO

Hong Kong emite alerta máximo para tufão

Nível 10 de alerta não era decretado há cinco anos

Hong Kong emite alerta máximo para tufão
Inundação em uma rua de Hong Kong (Fonte: Reprodução/Reuters)

Autoridades emitiram nesta quarta-feira, 23, o nível de alerta máximo de tempestade, o sinal 10, devido à chegada do tufão Hato em Hong Kong.

Centenas de voos foram cancelados e a bolsa foi encerrada. Os serviços de balsas também foram suspensos. As escolas ficarão fechadas nesta quarta. A expectativa é de que fortes chuvas atinjam a região.

É a primeira vez em cinco anos que o nível máximo de alerta é decretado pelo Observatório de Hong Kong, que também alertou para o risco de eventuais inundações por causa da possibilidade de o nível da água do mar subir um metro.

Ainda de acordo com o Observatório, foram registradas rajadas de ventos de até 168 km/h na manhã desta quarta. As ruas habitualmente movimentadas ficaram desertas nesta manhã.

É esperado que Hong Kong seja afetado por tufões entre os meses de julho e outubro. Não é comum, no entanto, as tempestades tocarem diretamente o território.

O episódio mais violento ocorreu em 1962, quando foram registradas rajadas de ventos de até 284 km/h, provocando a morte de 130 pessoas. Desde então, Hong Kong vem se adaptando e adotando procedimentos mais adequados para enfrentar essas tempestades. Atualmente, raramente os tufões provocam vítimas na região.

Fontes:
RTP - Tufão Hato coloca Hong Kong em alerta máximo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *